Bellucci cai duas posições, e Melo perde liderança no ranking de duplas

  • Por Agência Estado
  • 04/04/2016 12h18
SP - TÊNIS/BRASIL OPEN - ESPORTES - O brasileiro Thomaz Bellucci enfrenta o espanhol Roberto Carballés Baena em partida do Brasil Open de Tênis, realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, nesta quinta- feira (25). 25/02/2016 - Foto: MARCELLO ZAMBRANA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDOThomaz Bellucci até venceu o primeiro set

Eliminado mais uma vez em uma estreia, no Masters 1000 de Miami, Thomaz Bellucci voltou a cair no ranking atualizado pela ATP nesta segunda-feira (veja a lista completa aqui). O número 1 do Brasil perdeu duas colocações e figura agora na 37ª colocação. Nas duplas, Marcelo Melo perdeu a ponta do ranking individual para o britânico Jamie Murray, atual parceiro de Bruno Soares.

Com a baixa no ranking, Bellucci perde a oportunidade de entrar nas competições maiores, como o Masters 1000 de Montecarlo, entre os 32 cabeças de chave, o que dá vantagem aos tenistas nas primeiras rodadas. 

O brasileiro sofreu a queda em razão da derrota na estreia em Miami para o casaque Mikhail Kukushkin. Ele desistiu da partida antes do início do terceiro set após vencer o primeiro por 7/5 e perder o segundo, por 6/3.

Entre os primeiros colocados do ranking, não houve mudanças no Top 10. O sérvio Novak Djokovic segue sustentando sua larga vantagem na liderança, com 16.540 pontos. Campeão do Masters de Miami, no domingo, ele defendeu os pontos conquistados no ano passado e continua sem sofrer qualquer ameaça na lista. 

O escocês Andy Murray ocupa a segunda posição, seguido dos suíços Roger Federer (que voltará às quadras em Montecarlo) e Stan Wawrinka. O espanhol Rafael Nadal é o quinto colocado, agora sofrendo maior ameaça do japonês Kei Nishikori, que foi vice em Miami e reduziu a diferença para o “Rei do Saibro”. O checo Tomas Berdych, o espanhol David Ferrer e os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet completam o Top 10.

DUPLAS – Thomaz Bellucci não foi o único brasileiro a sofrer uma baixa nesta segunda. Marcelo Melo deixou a liderança da lista de simples no ranking de duplas. Ao ser eliminado na segunda rodada do Masters de Miami, com seu parceiro Ivan Dodig, o brasileiro viu encerrar seu curto reinado na ponta (veja o ranking completo aqui).

Sem defender os pontos das semifinais disputadas em 2015, Melo perdeu a primeira colocação para o escocês Jamir Murray. O irmão de Andy Murray se tornou o primeiro britânico a alcançar o topo do ranking, levando em conta tanto a lista simples quanto a de duplas. 

Melo, contudo, poderá retomar a liderança nas próximas semanas, porque a diferença para Jamie é de apenas cinco pontos. O brasileiro ocupava a ponta desde o início de novembro do ano passado.