Benfica pode garantir primeiro bicampeonato português em 31 anos

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2015 19h05

Lisboa, 15 mai (EFE).- O Benfica pode encerrar neste domingo, caso vença o Vitória de Guimarães fora de casa, um jejum de 31 anos sem vencer o Campeonato Português em dois anos consecutivos, conquista que poderá vir também em caso de derrota do Porto para o Belenenses.

A 33ª e penúltima rodada da competição será disputa toda neste domingo às 14h (horário de Brasília). Os Encarnados estão com 81 pontos, três a frente do único concorrente vivo na disputa, e levam vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

A última vez que o clube lisboeta levantou duas taças seguidas foi em 1983 e 1984, sob o comando do técnico sueco Sven Göran Eriksson. Desde então foram mais sete conquistas, que elevaram os títulos nacionais do clube a 33, seis a mais que o Porto.

Para o jogo deste domingo, o atual comandante do Benfica, Jorge Jesús, não poderá contar com o volante grego Andreas Samaris, que está suspenso, mas terá de volta o meia-atacante Nico Gaitán, que se recuperou da lesão que o tirou da partida contra o Penafiel, na semana passada.

O goleiro Julio César, os zagueiros Luisão e Jardel, e os atacantes Jonas e Lima – estes dois que marcaram 35 gols ao todo na competição -, provavelmente serão titulares no jogo que pode definir o campeão português.

O Vitória de Guimarães, rival dos Encarnados, já está garantido na próxima edição da Liga Europa, mas tenta nas duas últimas rodadas, tirar a diferença de quatro pontos para o quarto colocado Braga, com vantagem de poder terminar empatado, e assim ir direto à fase de grupos do torneio.

De olho no confronto do principal concorrente, o Porto vai atrás da vitória sobre o Belenenses, o que pode dar chance de adiar para a última rodada a definição do campeão. Um empate também serve, desde que o Benfica saia de campo derrotado em Guimarães.

O técnico espanhol Julen Lopetegui não poderá escalar o volante Casemiro, que está suspenso, e o zagueiro Ivan Marcano, que não vem atuando por causa de contusão.

O rival dos Dragões no jogo de domingo ocupa atualmente a sétima colocação na tabela, com 44 pontos, perdendo para o Paços de Ferreira pelo confronto direto, e é o primeiro time fora da zona de classificação para a Liga Europa.

Em Lisboa, Sporting e Braga, terceiro e quarto colocados, respectivamente, se enfrentarão, com os dois times já garantidos em competições continentais, o primeiro nas fases preliminares da Champions, e o segundo na Liga Europa. Os Arsenalistas, no entanto, tentam vencer para ir fase de grupos do torneio secundário.

Ainda neste fim de semana, pode ser definido o time que se juntará ao Penafiel como rebaixado para a segunda divisão. O Gil Vicente cairá se perder para o lanterna, justamente. O Vitória de Setúbal, por sua vez, joga pelo empate com o Arouca para garantir a sobrevivência na elite.

None

Programação da 33ª rodada do Campeonato Português.

None

Domingo.

Paços de Ferreira – Académica.

Vitória de Setúbal – Aroucaç

Vitória de Guimarães – Benfica.

Sporting – Braga.

Moreirense – Estoril.

Penafiel – Gil Vicente.

Belenenses – Porto.

Boavista – Nacional.

Marítimo – Rio Ave. EFE