Blatter apresenta biografia e garante ter “consciência limpa”

  • Por Agência EFE
  • 21/04/2016 16h37
Agência EFE Joseph Blatter afirmou não ter cometido nenhum crime durante a apresentação de sua biografia

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter garantiu nesta quinta-feira que tem “a consciência limpa” e que não cometeu “nenhum crime”, durante a apresentação, em Zurique, de sua biografia intitulada “Sepp Blatter. Missão e paixão pelo futebol”.

“Não cometi nenhum crime. Posso viver com tudo isso porque tenho a consciência limpa”, afirmou o suíço, que dirigiu a Fifa de 1998 até outubro do ano passado, quando foi suspenso por descumprir seu código de ética em meio ao escândalo de corrupção na entidade.

Blatter está à espera de que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decida sobre o recurso que ele apresentou contra os seis anos de sanção que lhe foram impostos pela Fifa – inicialmente foram oito, mas o Comitê de Apelação os reduziu -, por um pagamento de 2 milhões de francos suíços feito pela Fifa ao então presidente da Uefa, Michel Platini, em fevereiro de 2011.

A Fifa entendeu que o acordo assinado pelos dois dirigentes em 25 de agosto de 1999 para a realização desse pagamento “não tem base legal” e sancionou ambos da mesma forma. A CAS estudará no próximo dia 29 o recurso de Platini, que devido à sanção acabou impedido de disputar as eleições para a presidência da Fifa em fevereiro.

“Sofri, mas já não sofro mais”, comentou Blatter durante o ato de apresentação de sua biografia, no qual chegou a dizer que “a paixão de Cristo também era sofrimento” quando se referiu aos casos de corrupção dentro da Fifa que o FBI investiga e às prisões de alguns dirigentes da entidade.

Durante a apresentação do livro, Blatter revelou que o Ministerio das Relações Exteriores suíço lhe pediu há um ano para que intercedesse diplomaticamente, a pedido dos Estados Unidos, junto ao presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, “grande fã de futebol”, para que este não concorresse à reeleição no país africano devido à crise no país, pedido que este rejeitou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.