Blatter e Netanyahu debatem pedido palestino de suspensão de Israel

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2015 16h02

Jerusalém, 19 mai (EFE).- O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniram nesta terça-feira em Jerusalém para falar sobre o pedido dos palestinos para que a Associação Israelense de Futebol seja suspensa.

“O futebol é uma organização muito, muito forte. Esta situação tem que ser de paz e não de brigas. O esporte deve unir os povos e não dividi-los”, destacou Blatter, que se mostrou otimista em encontrar uma solução para a discórdia.

Embora seja contrário à suspensão, o dirigente suíço advertiu recentemente que Israel terá que fazer concessões caso queira evitar o sucesso da iniciativa palestina de pedir sua suspensão da Fifa no próximo congresso da entidade, no próximo dia 29.

Netanyahu, por sua vez, comentou que o pedido de suspensão feito pelos palestinos faz parte de um jogo político que só poderia fazer mal ao esporte e à Fifa.

“Agradeço sua oposição à politização do esporte. O esporte é um veículo de boa vontade entre as nações, politizá-lo pode destruí-lo. Se há politização com Israel, então que se politize para todos, o que causará a deterioração de uma grande instituição (a Fifa). Sei que você compreende isso”, disse o chefe de governo a Blatter, segundo um comunicado oficial.

O premiê garantiu ainda estar colaborando com o futebol palestino, embora não tenha dado detalhes de como o faz. “Estamos ajudando o futebol palestino, entre outras coisas, pelos assuntos que abordamos com o senhor, e vamos discutir uma série de medidas para melhorar a situação”, declarou.

Amanhã, Blatter se encontrará em Ramala com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para dar sequência à intermediação do conflito político e esportivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.