Bottas supera Hamilton no Bahrein e conquista sua 1ª pole; Massa largará em 8º

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/04/2017 14h40
EFE O finlandês Valtteri Bottas conquista a pole pela primeira vez na carreira

Depois de Sebastian Vettel ter dominado os treinos livres de sexta-feira e Max Verstappen liderar o primeiro trabalho de pista deste sábado, o finlandês Valtteri Bottas fez bonito ao conquistar a pole do GP do Bahrein de Fórmula 1 na sessão qualificatória para o grid. O piloto venceu a briga direta que travou com o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que largará da segunda posição na prova que começará às 12 horas (de Brasília) deste domingo no circuito de Sakhir.

Essa foi a primeira pole da carreira de Bottas na F-1, depois de o piloto ter deixado a Williams após o final da temporada passada, herdando a vaga aberta na Mercedes por causa da surpreendente aposentadoria do campeão Nico Rosberg.

Bottas assegurou a pole ao cravar o tempo de 1min28s769 na última parte do treino classificatório deste sábado, superando por pouco Hamilton, que buscou a pole até o instante final do treino, mas terminou atrás do companheiro de time ao marcar 1min28s792.

Já Vettel ficou longe de lutar pela pole com a sua Ferrari ao conquistar a terceira posição com o tempo de 1min29s247. Entretanto, o alemão superou com certa folga o quarto colocado, o australiano Daniel Ricciardo, que se garantiu na segunda fila do grid ao cronometrar 1min29s545 com a sua Red Bull.

Já o finlandês Kimi Raikkonen abrirá a terceira fila após ter conquistado o quinto lugar ao percorrer a melhor de suas voltas nesta parte final do treino em 1min29s567. Ele dividirá esta faixa do grid com Verstappen, da Red Bull, sexto com 1min29s687.

O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, sairá da oitava posição com a sua Williams após cravar o tempo de 1min30s074, ficando logo atrás do alemão Nico Hülkenberg, da Renault, com 1min29s842 O francês Romain Grosjean, da Haas, e o britânico Jolyon Palmer, da Renault, fecham, nesta ordem, os dez primeiros colocados do grid.

Antes de Bottas faturar a pole, Hamilton liderou a primeira parte do treino classificatório ao cravar a sua melhor volta em 1min30s814 e ficou logo à frente do Verstappen, que avançou em segundo para o Q2 ao marcar 1min30s904 com a sua Red Bull.

Já Raikkonen e Vettel se posicionaram nas respectivas terceira e quarta posições, enquanto Bottas, da Mercedes, e o alemão Nico Hülkenberg, da Renault, conquistaram o quinto e o sexto lugares desta fase inicial do treino.

Massa terminou a primeira parte do treino de classificação na sétima posição e avançou com tranquilidade ao Q2. Já o seu companheiro de Williams, o jovem canadense Lance Stroll, seguiu vivo no qualificatório com a 12ª colocação.

Um dos pilotos que não conseguiram chegar à segunda parte da sessão qualificatória para o grid foi o belga Stoffel Vandorne, apenas o 17º com a sua McLaren, enquanto o espanhol Fernando Alonso, seu parceiro de time, conseguiu ir ao Q2 no sufoco ao conquistar a 15ª posição, ficando logo à frente dos cinco pilotos eliminados.

Kevin Magnussen, da Haas, Marcus Ericsson, da Sauber, Sergio Pérez, da Force India, e Carlos Sainz, da Toro Rosso, foram os outros eliminados no Q1.

Já Ricciardo foi apenas o décimo colocado desta fase inicial do treino, tendo sido superado também por Jolyon Palmer, da Renault, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, respectivos oitavo e nono colocados.

Em seguida, no Q2, Hamilton se manteve em primeiro lugar e ainda melhorou o seu tempo ao avançar para o estágio derradeiro do treino com a marca de 1min29s535, enquanto Bottas evoluiu para segunda posição e Verstappen caiu para o sexto lugar, ficando agora atrás de Vettel e Raikkonen, que passaram ao Q3 como terceiro e quarto, respectivamente, e de Hülkenberg, que subiu para o quinto lugar.

Massa, por sua vez, caiu da sétima para a oitava posição, mas o posto foi suficiente para o brasileiro avançar ao grupo dos dez primeiros que foram ao Q3, completado por Grosjean e Palmer, respectivos nono e décimo colocados.

Já Alonso, que sequer conseguiu registrar tempo de volta rápida no Q2, o francês Esteban Ocon (Force India), o alemão Pascal Wehrlein (Sauber), Stroll e Kvyat foram eliminados nesta segunda parte do treino.

“Bote” no fim

E, finalmente no Q3, quando a pole parecia certa de que ficaria nas mãos de Hamilton, Bottas “deu o bote” no minuto final para cravar o melhor tempo do treino. O inglês ainda foi o último a tentar buscar a pole quando o tempo da sessão já havia se esgotado, mas não conseguiu passar da segunda posição após liderar durante quase todo o tempo na qualificação.

Já a grande surpresa deste treino de classificação foi a Renault, que conseguiu colocar dois pilotos entre os dez primeiros, com Hülkenberg em sétimo e Palmer em décimo. Posicionado entre estes dois no grid, Massa lutará para voltar a pontuar neste domingo depois de ter ficado apenas em 14º no GP da China, segunda etapa deste Mundial. Antes disso, o brasileiro abriu a temporada com um sexto lugar na Austrália, posto que lhe garantiu os oito pontos que o deixam na oitava posição do campeonato, que tem Hamilton e Vettel empatados na liderança, com 43 pontos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.