Brasil conhecerá rivais no Mundial masculino de basquete nesta segunda-feira
Barcelona, 2 fev (EFE).- A seleção brasileira, dois dias depois de ter presença confirmada no Campeonato Mundial de basquete masculino, conhecerá nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Palau de la Música, em Barcelona, os adversários que enfrentará na primeira fase da competição.
No sorteio, que começará às 16h (horário de Brasília), o Brasil está incluído no quinto de seis potes, que definirão os quatro grupos da primeira fase. Segundo divulgou hoje a Federação Internacional de Basquete (Fiba), a anfitriã Espanha, Estados Unidos, Argentina e Lituânia são os cabeças de chave.
A seleção brasileira está entre as quatro que foram anunciadas neste sábado como convidadas para o Mundial, que acontecerá em setembro. Sem conseguir vaga na Copa América, a última chance de disputar o torneio foi definida por meio de um convite da federação da modalidade, ao qual podiam concorrer as seleções que pagassem uma taxa de US$ 500 mil (R$ 1,2 milhão).
Além do Brasil, garantiram um lugar no torneio, Grécia, Turquia e Finlândia. Os quatro países, além da quantia, precisaram comprovar a popularidade do basquete no país, apoio do governo à confederação local, cobertura das emissoras de televisão e o comprometimento dos jogadores.
O Mundial, que acontecerá pela segunda vez na Espanha, a primeira em 1986, será disputado em seis sedes, Barcelona, Bilbao, Granada, Las Palmas, Madri e Sevilha. A decisão e a disputa do 3º lugar acontecerão na capital do país.
A competição tem abertura marcada para o dia 30 de agosto deste ano. A decisão acontecerá no dia 14 de setembro.
None
Confira os potes do sorteio dos grupos da primeira fase do Campeonato Mundial de Basquete:.
None
Pote 1: Argentina, Espanha, Estados Unidos e Lituânia.
Pote 2: Angola, Egito, Finlândia e Senegal.
Pote 3: Coreia do Sul, Filipinas, Irã e Nova Zelândia.
Pote 4: Croácia, Eslovênia, Sérvia e Ucrânia.
Pote 5: Brasil, México, Porto Rico e República Dominicana.
Pote 6: Austrália, França, Grécia e Turquia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.