Brasil exclui 10 vagas de delegação em Toronto por elevação de índices
A brasileira Fabiana Murer ficou fora do pódio no Campeonato Mundial Indoor
Fabiana Murer no salto com vara no Campeonato Mundial IndoorBrasil inscreveu 590 atletas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que começam nesta semana em Toronto, dez integrantes a menos que o planejado inicialmente devido à decisão da Associação Pan-Americana de Atletismo de elevar os índices classificatórios.
“O número final de inscritos considera a decisão da Associação Pan-Americana de Atletismo, que alterou os índices mínimos de classificação para reduzir o número de atletas classificados às competições de atletismo dos 41 países”, explicou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em comunicado nesta segunda-feira. Segundo o COB, essa decisão provocou uma diminuição em quase todas as delegações.
A entidade afirma que o Brasil pretendia inscrever 88 atletas nas competições de atletismo em Toronto, mas com os novos critérios teve que reduzir sua delegação a 80 representantes.
Além desses oito atletas cujos índices foram desconsiderados, o Brasil também não inscreveu os canoístas Kissya Cataldo e Nayara Pena, que foram suspensas temporariamente pela Confederação Brasileira de Remo.
O número final de inscritos (590), no entanto, supera o da delegação que o Brasil teve no Pan de Guadalajara (515), em 2011, até agora a maior levada pelo país ao exterior. Essa marca ainda é inferior aos 660 que representaram o país em casa no Rio de Janeiro, em 2007.
A delegação brasileira será composta por 314 homens e 276 mulheres e, segundo o COB, terá a meta de ficar entre os três primeiros do quadro de medalhas geral.
De olho nos Jogos Olímpicos que o Rio de Janeiro sediará em 2016, o COB pretende aproveitar o evento em Toronto para superar seu recorde de medalhas em Pan-Americanos, conseguido em Guadalajara, quando obteve 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.