Brasil perde a 1ª no futebol de 7, mas avança à semifinal no Rio 2016

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/09/2016 08h14

Seleção Brasileira (de verde) perdeu para a Ucrânia por 2 a 1 no Futebol de 7

Divulgação / Comitê Paralímpico Brasileiro Seleção Brasileira (de verde) perdeu para a Ucrânia por 2 a 1 no Futebol de 7

A Seleção Brasileira de Futebol de 7 perdeu a primeira nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, no estádio de Deodoro. O Brasil foi derrotado pela Ucrânia por 2 a 1. Apesar do revés, o time garantiu a vaga na semifinal, por terminar a fase de grupos na segunda colocação da chave A. 

Wesley marcou o único gol do Brasil, enquanto os ucranianos balançaram as redes com Artem Krasylnykov e Edhar Kahramanian. Garantido no mata-mata, a seleção vai enfrentar agora a equipe do Irã, em busca de uma vaga na final. 

O duelo, marcado para esta quarta-feira, terá sabor de revanche para os brasileiros porque foram os iranianos que deixaram o Brasil fora do pódio nos Jogos de Londres-2012. Há quatro anos, o Irã bateu o Brasil na disputa da medalha de bronze. 

Não foi o único revés sofrido pelo Brasil nos esportes coletivos nesta segunda-feira, no Rio. No basquete masculino em cadeira de rodas, a equipe nacional foi superada pela Alemanha por 73 a 61, na Arena Olímpica do Rio. 

Apesar do revés, o Brasil terminou a fase de grupos na terceira colocação da chave B, assegurando seu lugar nas quartas de final. Seu próximo adversário será a Turquia, na noite desta terça-feira.

Houve derrota também no basquete feminino. O Brasil foi superado pelo Canadá pelo placar de 82 a 49. A equipe brasileira já estava classificada para as quartas de final, porém buscava a vitória para evitar um confronto com o time norte-americano, grande favorito ao ouro. Sem sucesso, as brasileiras terão que encarar as americanas nesta terça-feira, em duelo valendo vaga na semifinal.

Somente a equipe feminina de goalball “salvou” o Brasil nos esportes coletivos nesta segunda. O time da casa venceu Israel por 7 a 2, com quatro gols de Victoria Amorim e três de Ana Carolina. Com o resultado, o Brasil se reabilitou da derrota sofrida para o Japão na rodada passada. O triunfo desta segunda também garantiu as brasileiras nas quartas de final, quando enfrentarão a Argélia, nesta terça.

QUADRO DE MEDALHAS – A delegação brasileira teve seu melhor dia na Paralimpíada nesta segunda-feira. Foram nada menos que dez medalhas conquistadas, sendo três de ouro. Somente na natação foram quatro pódios. 

Com estes resultados, o Brasil segue na quinta colocação geral no quadro de medalhas. A delegação anfitriã soma 35 medalhas, sendo nove douradas, sustentando a posição que era a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro antes do início dos Jogos.

A liderança segue com a China, com 118 medalhas (50 de ouro). A Grã-Bretanha ocupa o segundo posto geral, com 63 medalhas (28 de ouro), enquanto a surpreendente Ucrânia aparece em terceiro lugar, com 61 pódios (22 de ouro). Os Estados Unidos estão em quarto, com 46 medalhas (16 de ouro).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.