Brasileiras fazem história e conquistam pentacampeonato mundial de futsal

  • Por Agência EFE
  • 16/12/2014 10h12
Vanessinha comemora seu gol de falta que empatou a partida em 3 a 3

A seleção brasileira feminina de futsal fez história na madrugada desta terça-feira, ao vencer Portugal de virada por 4 a 3, e conquistar o pentacampeonato mundial da modalidade, na BN Arena, em San José, na Costa Rica.

O jogo teve requintes de dramaticidade, como já tinha acontecido na preparação para a competição. Donas dos troféus dos quatro torneios disputados anteriormente, as meninas do Brasil não participariam do Mundial por falta de verba, conforme anúncio feito pela CBFS no início de novembro.

Foram 10 dias de drama até a confirmação da participação, que para ser viabilizada chegou a contar com “vaquinha” de atletas do masculino. O sofrimento hoje ficou por conta do desempenho das portuguesas, que venciam o jogo por 3 a 1, quando o relógio apontava cinco minutos para o fim do segundo tempo.

Vanessinha até abriu o placar para as brasileiras, mas Carla, Joana e Ana Gomes colocaram as europeias na frente. Quando Portugal parecia estar com a mão na taça, após dois vices, um terceiro e um quarto lugar, as então tetracampeãs foram para cima, utilizando a estratégia da goleira-linha.

Nos cinco minutos finais, Ana Gomes acabou marcando, só que dessa vez contra. Na sequência, a portuguesa acabou expulsa ao cometer falta, e Vanessinha balançou as redes na cobrança. Nos instantes derradeiros, Amandinha marcou outra vez para o Brasil e fechou o placar, selando a vitória por 4 a 3.

A campanha da equipe comandada por Eder Popiolski foi impecável, com cinco vitórias em cinco jogos. Ao todo, foram 26 gols marcados e apenas seis sofridos.

Autora do gol do título, Amandinha ainda foi eleita a melhor atleta da competição pela organização do Torneio Mundial, que apesar de organizado pela Fifa, mas não recebeu status de Copa do Mundo da modalidade pela entidade.