Brasileiros são destaque em “mapa da corrupção” da Fifa no “New York Times”
O jornal americano The New York Times, considerado o maior do mundo, fez um infográfico sobre o escândalo de corrupção na Fifa dedicado aos cartolas originários do continente americano. Com isso, os brasileiros ganharam destaque na publicação.
O infográfico, chamado “Um hemisfério de corrupção no futebol”, aponta a origem de cada um dos dirigentes e empresários envolvidos no escândalo que nasceram no continente americano. O Brasil lidera este número com seis nomes, seguido pela Argentina (cinco) e Guatemala e Trinidad e Tobago (três cada).
Os brasileiros são: Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da CBF; José Hawilla, empresário de marketing esportivo; José Marguilies, empresário da área de transmissões de eventos esportivos, José Maria Marin, ex-presidente da CBF; Ricardo Teixeira, presidente da CBF entre 1989 e 2012; e Fábio Tordin, empresário de marketing esportivo.
A reportagem ainda traz curiosidades, como a idade média dos acusados (62 anos), e o valor que alguns deles aceitaram devolver às autoridades. Neste quesito, a “liderança” também é brasileira: José Hawilla, dono da Traffic, pagou 151,7 milhões de dólares em multa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.