Campeã olímpica do salto em altura em 68, Miloslava Rezkova morre aos 64 anos
Praga, 20 out (EFE).- A ex-atleta tcheca Miloslava Rezkova-Hübnerova, campeã do salto em altura nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, faleceu esta madrugada aos 64 anos após uma longa doença, informou nesta segunda-feira a Federação de Atletismo da República Tcheca.
Rezkova, que ganhou a medalha de ouro naquela edição aos 18 anos, superou duas oponentes da União Soviética, país que poucas semanas antes tinha invadido a Tchecoslováquia, como lembrou a federação em seu site oficial.
“Nunca me esquecerei do salto ganhador. Não foi tecnicamente espetacular, mas sim eficaz. A marca ficou lá em cima”, disse a ex-saltadora em entrevista à imprensa local anos depois.
Mesmo assim, Rezkova, que utilizava o estilo de rolamento ventral para os saltos, reconheceu que tinha “técnica e tornozelo muito bons”.
Um ano depois, em Atenas, ela melhorou sua marca em um centímetro e conquistou o ouro no Campeonato Europeu. Rezkova estabeleceu um recorde de 1m87 no Campeonato Tchecoslovaco, que ganhou em quatro ocasiões, mas não voltou a obter medalhas em competições internacionais devido a suas frequentes lesões.
Ela foi quinta colocada nos Europeus de 1971 e 1974, e nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, ficou em 15º. A ex-atleta encerrou sua trajetória profissional em 1977. A partir de então, e durante quase três décadas, ela foi treinadora de atletismo de alta performance no clube Estrela Vermelha. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.