Casal chega a Miami após remar desde o Marrocos durante 4 meses

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 13h12

Miami (EUA), 8 mai (EFE).- Um casal da África do Sul terminou ontem, quarta-feira, a primeira travessia em embarcação a remo, em mar aberto, por um percurso de mais de 120 dias através do Atlântico, do Marrocos a Miami (Flórida, EUA), cujas autoridades deram hoje “boas-vindas aos dois corajosos aventureiros”.

“A cidade de Miami se sente honrada de dar as boas-vindas a dois corajosos aventureiros que chegaram a solo americano”, disse hoje em comunicado o prefeito de Miami, Tomás Regalado.

Riaan Manser e Vasti Geldenhuys chegaram ontem a Fisher Island, em Miami Beach, completando o percurso Marrocos-Miami da viagem que o casal iniciou em 30 de dezembro em Agadir (Marrocos) na embarcação “Spirit of Madiba”, em homenagem a Nelson Mandela.

Manser e Gedenhuys realizaram uma façanha que Regalado qualificou de “corajosa”.

Trata-se provavelmente da primeira vez que alguém realiza uma travessia entre África e América do Norte em uma embarcação a remo.

“Fizemos algo que, na história, nenhum ser humano fez”, disse Manser, que explicou que seus joelhos estão tão doloridos que se sente um homem de 100 anos de idade, declarou a uma televisão local, que calculou o percurso em cerca de 8 mil quilômetros.

Segundo o esportista, um dos momentos mais difíceis da travessia aconteceu quando a pequena embarcação de sete metros de comprimento virou devido às ondas de até 30 pés (9 metros) de altura que tiveram que sortear. Foi uma situação de vida ou morte, já que a água tinha entrado no interior da barca e afetado o telefone de transmissão via satélite.

“Quase morremos, portanto isso é o melhor da viagem e é muito impressionante”, destacou Manser ao desembarcar em Miami.

“Estou feliz por ter conseguido”, disse, emocionada e com lágrimas nos olhos, Geldenhuis. “É um sentimento assombroso ter conseguido algo como isso, mas nunca voltaria a tentar”, reconheceu a canais de televisão.

Manser comentou que ele e sua namorada há 14 anos, que se uniu no desafio, fizeram “algo incrível juntos. É uma história de amor”.

Em Nova York, o casal embarcará em um avião para voltar a seu país de origem, a África do Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.