Catar procura gramado perfeito para Copa do Mundo de 2022

  • Por Agência EFE
  • 04/05/2016 10h32
Agência EFE Catar - Agência EFE

O Catar não quer deixar ao acaso o mais mínimo detalhe para a Copa do Mundo de 2022, por isso, está cultivando com extremo cuidado – e muitas “sementes” de segredo – o gramado que será colocado em cada um dos estádios utilizados na competição.

“Buscamos o melhor tipo de grama, que possa resistir ao clima de Doha e região. Existem algumas espécies, como se pode ver nos estádios do país, que têm gramado de qualidade, mas para o Mundial, queremos o melhor do melhor”, afirmou Yasser Abdullah Mulla, que faz parte da organização do torneio.

O dirigente, que se dedica exclusivamente aos gramados, explicou que, apesar de cultivados no Catar, os diversos tipos de grama têm sementes importadas de diversas partes do mundo. Todas passam por rigorosos testes, para comprovar sua idoneidade.

“É uma coisa que o mundo poderá ver, as pessoas no estádio, os jogadores atuando. Será a imagem da Copa do Mundo e de cada partida, por isso, investimos tanto dinheiro e tempo”, explicou Abdullah Mulla, que não revela os valores envolvidos.

O espaço onde o “tapete sagrado” está crescendo fica em Maraj, uma antiga região de fazendas, localizada nos arredores de Doha. Anteriormente, o local era dedicado à criação de gado e ao cultivo de tamareiras.

Os três grandes objetivos do grupo de trabalho são encontrar um gramado que resista às luzes que incidirão sobre ele e às sombras que serão formadas nos estádios, que seja perfeita para os jogadores, e, finalmente, impecável esteticamente.

“Trata-se de um projeto científico. Estamos testando os gramados durante todo o ano, em diferentes tipos de condições”, explicou Abdullah.

O centro de pesquisa conta com um laboratório e diferentes espaços, um deles, em que se cultivam 12 tipos diferentes de gramado, sob sombra, com pouca luz, com intenso calor, entre outras condições.

Em outra área, é testada a quantidade de água necessária para a manutenção, considerando a irrigação e o tipo de solo. Por fim, há um campo de futebol, com grama natural batizada de “Latitude 36”, que o grupo de trabalho garante ser pioneira no mercado.

É um tipo especial, criado para o verão, escolhido pela confiabilidade que demonstrou, além de grande “resistência” que mostra com a bola, conforme explicou Abdullhah, prometendo que o objeto mais importante do jogo de futebol, deslizará como se estivesse em seda, durante a Copa.

Este tipo de gramado será testado na academia Aspire, criada para o desenvolvimento de jovens atletas do Catar, e no estádio de Al Sadd, um dos principais clubes do país, que conta, atualmente, com o meia espanhol Xavi.

Pelo menos outros cinco tipos de grama estão sendo cultivadas para testes, que começarão a acontecer nos estádios da Copa assim que estes forem concluídos. Em seguida, três serão selecionados para uma espécie de “final”, que escolherá a espécie mais adequada.

A expectativa, segundo Abdullah é que apenas daqui um ano, os atletas possam começar a pisar nos gramados que poderão ser utilizados na competição.

“O teste de jogo será quando trouxermos jogadores internacionais para que façam partidas, com objetivo de fazer a bola rolar. Eles nos darão nossas impressões”, afirmou o responsável pelos gramados do Mundial de 2022.

Abdullah lembrou que a decisão de disputar a Copa em novembro, no inverno, é boa para o trabalho que realiza, no entanto, garantiu que a ideia é oferecer gramado de alto rendimento para qualquer estação do ano. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.