Cavaliers abrem 2 a 0 com show de LeBron e Spurs igualam série com Rockets

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/05/2017 09h43

J.R. Smith e LeBron James

J.R. Smith e LeBron James

LeBron James segue sem ser parado e invicto nos playoffs da temporada 2016/2017 da NBA. Na noite de quarta-feira, o astro marcou 39 pontos, deixou Kareem Abdul-Jabbar para trás na lista histórica de cestinhas da pós-temporada e conduziu o Cleveland Cavaliers ao triunfo por 125 a 103 sobre o Toronto Raptors, em casa, abrindo 2 a 0 nas semifinais da Conferência Leste. 

A terceira partida da série está marcada para a próxima sexta-feira, no Air Canada Centre, em Toronto, onde os Raptors esperam reagir com o apoio da sua torcida. Para isso, porém, terá que lidar com LeBron, determinado a deixar o adversário canadense pelo caminho e a mostrar que, apesar se não estar entre os favoritos para o o prêmio de MVP da temporada regular, os meses de maio e junho na liga pertencem a ele. 

Na noite de quarta, o astro acertou dez de 14 arremessos de quadra. LeBron entrou em quadra precisando de 25 pontos para superar Abdul-Jabbar e conseguiu alcançar a meta ao acertar um arremesso de três no terceiro quarto, período em que anotou 17 pontos, sendo decisivo para os Cavaliers abrirem uma vantagem de 26 pontos. 

Com os 39 pontos desta quarta, LeBron chegou aos 5.777 pontos na história dos playoffs e agora está atrás apenas de Michael Jordan, com 5 987, na relação de maiores cestinhas. E há a possibilidade real do astro dos Cavaliers superá-lo ainda nesta edição do campeonato.

Além do brilho de LeBron, os Cavaliers também contaram com uma grande atuação de Kyrie Irving, que fechou o duelo com 22 pontos e 11 assistências. Pelos Raptors, três jogadores anotaram ao menos 20 pontos. Foram os casos de Jonas Valanciunas, com 23, Cory Joseph, com 22, e Kyle Lowry, com 20.

Também na noite terça-feira, o San Antonio Spurs se viu dividido entre a celebração por uma vitória contundente e redentora e a preocupação quanto a situação de Tony Parker, que precisou deixar a quadra com auxílio e sob suspeita de ter sofrido uma lesão grave na perna esquerda. 

Pelas semifinais da Conferência Oeste, os Spurs derrotaram o Houston Rockets por 121 a 96, em casa, e igualou a série por 1 a 1. Kahwi Leonard acumulou 34 pontos, oito assistências e sete rebotes no triunfo em que Parker o abandonou mais cedo, a 8min43 do fim, lesionado. O francês caiu na quadra após errar um arremesso e se agarrou ao joelho esquerdo imediatamente. 

O grande mérito dos Spurs na partida foi frear James Harden, que anotou apenas 13 pontos pelos Rockets, além de ter dado dez assistências. Assim, a produção ofensiva da equipe foi liderada por Ryan Anderson, com 18 pontos e oito rebotes. Já o brasileiro Nenê Hilário somou dez pontos, um rebote e uma assistência nos 17 minutos em que ficou em quadra. O próximo duelo da série está agendado para sexta-feira, em Houston. 

Os playoffs da NBA prosseguem nesta quinta-feira com dois jogos: Washington Wizards x Boston Celtics e Golden State Warriors x Utah Jazz. Celtics e Warriors lideram suas séries por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.