CBB retalia clubes e convoca atletas para deporem em dia de jogos
Brasil vai em busca da final no basquete feminino
Basquete feminino brasileiro no PanA Confederação Brasileira de Basquete (CBB) encontrou uma forma de punir as atletas (e seus clubes) que boicotaram o evento-teste do Rio-2016. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da entidade convocou todas elas para serem ouvidas em inquérito interno na próxima quinta-feira no Rio. O problema é que exatamente na quinta-feira será retomada a Liga de Basquete Feminino (LBF), com partidas em Recife (PE) e Americana (SP).
Terão que estar no Rio, à tarde, as jogadoras Adrianinha, Tainá, Tati (América-PE), Gilmara, Joice (Corinthians/Americana), Jaqueline e Tássia (Santo André). À noite, às 21h, o América-PE recebe o Maranhão Basquete. Uma hora mais cedo, o Corinthians/Americana joga em casa contra Presidente Venceslau.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) tem apenas seis times e está paralisada desde o dia 22 de dezembro. Por economia, os jogos de quinta-feira se repetem na sexta, nos mesmos locais. O Corinthians só volta a jogar no dia 4, enquanto o Presidente Venceslau, que não teve atletas convocadas, faz seis jogos até o dia 3, realizando uma excursão pelo Nordeste.
Com aproveitamento de 83,3% (cinco vitórias e uma derrota), América-PE e Corinthians dividem a liderança. O Sampaio Corrêa vem em terceiro, com 75% (seis vitórias e duas derrotas). Santo André, Presidente Venceslau e Maranhão brigam para ser o outro semifinalista.
Ao desfalcar América-PE e Corinthians, a CBB, de quebra, beneficia o Sampaio Corrêa, único time que furou o boicote proposto pelo Colegiado de Clubes. Afinal, os dois rivais jogam desfalcados na quinta e, possivelmente, também na sexta-feira.
Entre as jogadoras, apenas a ala Clarissa, do Corinthians, furou o boicote. Além das atletas do Sampaio Corrêa e de times semi-amadores que acabaram convocadas, só a pivô Érika se apresentou ao técnico Barbosa e jogou o evento-teste. A veterana, que rescindiu contrato na Turquia, assinou com o América-PE.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.