CBF divulga áudio do VAR em lances polêmicos de Fluminense x Corinthians; clube carioca critica arbitragem

Tricolores reclamaram do pênalti assinalado para o time paulista e de uma possível penalidade não marcada a seu favor, após pisão de Fábio Santos em Samuel Xavier

  • Por Jovem Pan
  • 20/10/2023 15h32
  • BlueSky
WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Ganso e Cano reclamam de pênalti marcado para o Corinthians Ganso e Cano reclamam com árbitro Paulo César Zanovelli

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta sexta-feira, 20, o áudio do VAR de dois lances polêmicos da partida entre Fluminense e Corinthians. O jogo foi disputado na noite desta quinta-feira, 19, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e terminou empatado em 3 a 3. Contudo, o árbitro de vídeo voltou a roubar a cena e foi bastante criticado pelos cariocas. O Tricolor das Laranjeiras reclama do pênalti anotado para o clube paulista, que originou o terceiro dos visitantes. Além disso, o clube carioca criticou o árbitro Paulo César Zanovelli pela não marcação de um possível pênalti não assinalado para os donos da casa. Nos dois lances, o VAR, que foi comandado por Rafael Traci, não recomendou a revisão. No primeiro lance, o Timão foi para o ataque e a bola chegou até Ruan Oliveira. O camisa 33 caiu na área após contato do zagueiro Marlon, do Fluminense. O juiz marcou o pênalti, que foi convertido por Fábio Santos. O lance ocorreu no primeiro tempo. Na conversa, o VAR observou um contato do braço de Marlon nas costas do jogador corintiano e confirmou a penalidade. “Tem um braço nas costas, e os dois estão em velocidade, e ele está esperando a bola”, disse. “Está dentro da área. Esse contato do braço, ele está bem posicionado e mais perto que a gente, porque a imagem para nós está borrada. Para mim, tem um movimento de braço e ele interpreta penal. O pênalti está confirmado. Tudo limpo, pode seguir”, concluiu.

Ainda na primeira etapa, o Fluminense ficou na bronca após a arbitragem não marcar um pênalti em cima do lateral Samuel Xavier. O atleta finalizou contra a meta alvinegra, mas levou um pisão de Fábio Santos após a finalização. Zanovelli não interpretou pênalti. “Ele consegue chutar a bola. Para mim, normal. Pode ir. Ele finaliza e tem um choque depois, atrás”, disse o juiz. Na sequência, Traci acompanha a decisão do árbitro. “Zanovelli, Traci falando. Tem a finalização dele e, na passada, o Fábio Santos pisa no pé dele, mas depois do chute, tá? Tudo limpo, pode seguir”, analisou. Após a partida, a equipe carioca divulgou uma nota criticando a arbitragem. Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fluminense: 

“O Fluminense FC repudia a arbitragem desastrosa, vergonhosa e tendenciosa conduzida por Paulo César Zanovelli no jogo desta quinta-feira, no Maracanã. O árbitro usou critérios duvidosos e influenciou diretamente no resultado da partida ao apontar pênalti inexistente em favor do Corinthians e deixar de dar outras duas penalidades, destas vezes existentes, para o Fluminense. Os erros cometidos nesta noite – que provocaram revolta nos atletas e na torcida – só demonstram o longo caminho a ser percorrido até que se chegue ao nível de excelência de arbitragem necessário para garantir o bom espetáculo no futebol brasileiro. O Fluminense espera que a Comissão de Arbitragem da CBF aplique as devidas punições ao quadro de árbitros dessa partida para que casos como esse não se repitam”. 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.