Centenas de turistas são recebidos com festa no Rio
Tapete vermelho, chuva de papel picado, músicas brasileiras e muita festa. Esta foi a forma com que centenas de turistas de diversas nacionalidades foram recebidos hoje (9) no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. A recepção foi organizada pela Confraria do Garoto, em parceria com a Empresa Municipal de Turismo (Riotur). A expectativa do governo municipal é que cerca de 850 mil turistas visitem o Rio durante a Copa do Mundo, que começa na próxima quinta-feira (12).
Não foram apenas os brasileiros que fizeram festa. Os turistas que chegavam se mostravam surpresos com a recepção e alguns entoavam cantos de torcida de seus países, como ocorreu com um grupo de chilenos e mexicanos.
O presidente da Confraria do Garoto, Nelson Couto, disse que espera que, mesmo que ocorram protestos durante o período da Copa do Mundo, os turistas sejam bem tratados. “Hoje está chegando colombiano, peruano, chileno. Gente de todas as nacionalidades. Estamos aqui dando boas vindas pela Riotur e pela confraria em nome da cidade do Rio de Janeiro. Sempre que a pessoa vem muito carregada, com muita bagagem, eu dou uma benzidinha [com ramos de arruda]”.
De acordo com o presidente da Riotur, José Carlos Sá, a cidade está totalmente preparado para receber e informar os turistas da melhor forma possível. “A nossa missão não é dentro do Maracanã, é em volta. Nós sinalizamos tudo ali para os pedestres. Temos hoje 14 postos de informação turística definitivos e 17 provisórios. A nossa missão é atender bem os turistas”.
O chileno Daniel Díaz, de 21 anos, disse acreditar na classificação do Chile para as oitavas de final e na queda da Espanha ainda na primeira fase. “Isso tudo é muito bonito. É muito bom ser recebido assim em um país que não é seu. Acredito que vamos passar pelo menos para a fase final e, passo a passo, vamos chegar até a final”.
O norte-americano Shawn Pierre, de 25 anos, não comprou ingressos para nenhum jogo da Copa do Mundo, mas vai aproveitar o evento para conhecer o Rio de Janeiro com os amigos da faculdade. “Eu não esperava isso [a recepção]. É ótimo. Eu espero que os Estados Unidos passem da fase de grupos. É minha primeira vez aqui no Rio. Eu espero ver coisas bonitas, como as praias e coisas assim. Não comprei ingressos para os jogos, mas irei assistir com os meus amigos em algum lugar”.
Da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.