Chinês Yu Zaiqing é eleito novo vice-presidente do COI
Madri, 7 fev (EFE).- O chinês Yu Zaiqing foi eleito nesta sexta-feira novo vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) pela assembleia deste organismo reunida em Sochi, onde foram abertos os XXII Jogos Olímpicos de Inverno.
Zaiqing era o único candidato ao posto deixado vago pelo atual presidente do COI, o alemão Thomas Bach, quando foi eleito para o cargo máximo em setembro.
Yu Zaiqing é membro do COI desde o ano 2000 e já foi seu vice-presidente entre 2008 e 2012. Entre outros cargos, foi vice-presidente executivo do comitê organizador dos Jogos de Pequim 2008 e preside as federações chinesas de basquete e caratê.
Os membros do COI aprovaram o novo vice-presidente com 80 votos a favor e dez contra.
Além disso, também ocorreu uma votação para a vaga na Comissão Executiva, que o turco Ugur Erdener, presidente do Comitê Olímpico de seu país, ganhou do canadense Richard Pound, ex-vice-presidente do COI, por 51-42.
O plenário aprovou igualmente (66-12) a admissão de um novo membro da assembleia, o dinamarquês Poul-Erik Hoyer, presidente da Federação Mundial de Badminton. Hoyer foi campeão olímpico deste esporte em Atlanta, no ano de 1996. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.