Choque de gigantes: Brasil e Alemanha se cruzam e Seleção leva ampla vantagem

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 06/07/2014 18h22

O atacante Ronaldo foi o grande herói do pentacampeonato conquistado sobre a Alemanha

Folhapress Ronaldo comemora gol contra a Alemanha na final da Copa de 2002

Nesta terça-feira (8), às 17h (de Brasília), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), a Seleção Brasileira tem pela frente a Alemanha, em duelo válido pelas semifinais da Copa do Mundo de 2014, e este será somente o segundo confronto entre essas duas gigantes seleções em Copas do Mundo e a 22ª partida no geral.

Na principal competição do futebol mundial, a outra vez que Brasil e Alemanha se enfrentaram foi na final da Copa do Mundo de 2002, edição que foi disputada na Coreia do Sul e no Japão. Na decisão, realizada no dia 30 de junho, no estádio internacional de Yokohama, a Seleção Brasileira, que também era comandada por Luiz Felipe Scolari, derrotou os germânicos por 2 a 0 e conquistaram o pentacampeonato. Os dois gols foram marcados pelo atacante Ronaldo, aos 22 e 34 minutos do segundo tempo.

Além da final da Copa de 2002, o Brasil enfrentou a Alemanha, em competições oficiais, em mais duas oportunidades, ambas na Copa das Confederações. Na edição de 1999, a Seleção Brasileira pegou a Alemanha em sua estreia na fase de grupos e venceu por 4 a 0. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. Zé Roberto abriu o placar para o Brasil, aos 17, Ronaldinho, de pênalti, fez 2 a 0, aos 27, e Alex apareceu bem, aos 41 e 42 minutos, e selou a goleada brasileira.

Já na Copa das Confederações de 2005, as duas seleções se encontraram nas semifinais. Na ocasião, o Brasil derrotou o rival europeu por 3 a 2 e garantiu sua vaga na final contra a Argentina, jogo no qual a Seleção acabou faturando o título.

Adriano abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo e, ainda na etapa inicial, Podolski deixou tudo igual, aos 23, Ronaldinho recolocou o Brasil à frente, aos 43, e Ballack, de pênalti, empatou a partida por 2 a 2 nos acréscimos. No segundo tempo, Adriano apareceu bem novamente e garantiu o triunfo por 3 a 2.

Além desses confrontos em competições oficiais, o Brasil já mediu forças com a seleção alemã em 18 confrontos amistosos. Foram nove vitórias da Seleção Brasileira, cinco empates e quatro vitórias da Alemanha. No total, o Brasil marcou 30 gols e sofreu 22. O amistoso mais recente entre Brasil e Alemanha foi disputado em agosto de 2011, em Stuttgart (ALE), quando os alemães venceram por 3 a 2.

Entre esses 18 amistosos citados, a Fifa inclui uma partida da Copa de Ouro dos Campeões Mundiais, mais conhecida como Mundialito, um torneio de menor porte organizado pela entidade máxima do futebol mundial. Na ocasião, o Brasil superou a Alemanha Ocidental por 4 a 1, em Montevidéu (URU).

Contabilizando todas as 21 partidas disputadas entre Brasil e Alemanha, a Seleção venceu 12 duelos, perdeu quatro e ainda houve cinco empates. No total, os brasileiros marcaram 39 gols e levaram 24.

Se depender do retrospecto geral, a Seleção Brasileira tem bom motivos para entrar confiante em campo e garantir a sua vaga na final. Na outra semifinal, que será realizada na quarta-feira (9), na Arena Corinthians, a Holanda pega a Argentina.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.