Cilic acaba com freguesia, bate Federer e enfrenta Nishikori na decisão

  • Por Agência EFE
  • 06/09/2014 20h44

O croata Marin Cilic encerrou a freguesia contra Roger Federer e foi à final do US Open

EFE Marin Cilic comemora vitória contra Roger Federer

O retrospecto era de cinco derrotas nos cinco confrontos anteriores diante do suíço Roger Federer, mas o croata Marin Cilic conseguiu deixar as estatísticas desfavoráveis de lado e se classificou para a primeira final de Grand Slam da carreira ao vencer o terceira cabeça de chave por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4.

Com isso, Cilic, 15º colocado do ranking da ATP disputará na próxima segunda-feira uma surpreendente decisão contra o japonês Kei Nishikori (12º), que mais cedo eliminou o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic.

Será a primeira final de Grand Slam desde 2005 sem um dos três melhores do circuito na atualidade – Federer, Djokovic e o espanhol Rafael Nadal – e primeira no US Open sem tenistas do top-10 desde 1997. Na ocasião, Patrick Rafter, 13º favorito, bateu o britânico Greg Rusedski, que sequer era cabeça de chave.

Federer, de 33 anos, tentava o 18º título de Grand Slam, mas mais uma vez parou antes da final em Nova York. A última vez que decidiu o torneio foi em 2009, quando perdeu para o argentino Juan Martín del Potro, depois de ter sido campeão cinco vezes seguidas. Já Cilic é o primeiro croata que chega à final do US Open. Seu compatriota Goran Ivanisevic, agora seu treinador, foi às semifinais em 1996.

Desta vez, Federer parou em um adversário que foi muito superior desde o começo, que manteve o controle da partida e a fechou em apenas 1h45min. O serviço preciso, seus golpes de direita e um revés cheio de top spin do adversário acabaram com o ex-líder do ranking.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.