Cleiton Xavier faz 1ª atividade com o elenco; relembre gol antológico na Libertadores

  • Por Jovem Pan
  • 12/02/2015 17h51
Cleiton Xavier marcou o gol da classificação do Palmeiras na primeira fase de Libertadores de 2009

Cleiton Xavier teve uma passagem bem sucedida pelo Palmeiras em 2009 e 2010, e sua contusão é tida como um dos motivos para a queda de produção da equipe, que custou o título do Campeonato Brasileiro de 2009. Agora, o meia está de volta ao Verdão após cinco anos jogando na Ucrânia, e realizou, nesta quinta-feira (12), seu primeiro trabalho com os novos companheiros.

Contudo, Cleiton, por problemas burocráticos, não foi inscrito no Campeonato Paulista. Aos palmeirenses, resta relembrar o grande momento dele com a camisa alviverde, que o fez cair nas graças da torcida. Um gol épico e marcante.

O Palmeiras começou mal a Libertadores de 2009. Perdeu na estreia para a LDU de Quito, então atual campeã, por 3 a 2, fora de casa. Na sequência, derrota em casa para o Colo-Colo por 3 a 1. Diante do Sport, em Recife, a reabilitação começou com vitória por 2 a 0, mas, no Parque Antártica, foi parada pelo próprio Sport – empate em 1 a 1. Diante de sua torcida, o Verdão fez 2 a 0 na LDU no penúltimo jogo, ficando empatado em pontos com o time chileno, adversário da última rodada.

A partida decisiva foi dramática. O empate em 0 a 0 eliminava o Palmeiras na primeira fase do torneio. A situação ficou pior quando Marcão foi expulso, deixando o Colo-Colo com a mão na vaga. Isso até os 41 minutos do segundo tempo. Cleiton Xavier dominou a bola na intermediária, puxou para um lado, para o outro, e não encontrou um companheiro livre. Ajeitou então a bola e arriscou. O foguete foi parar no ângulo do goleiro Muñoz, que não conseguiu desviar seu rumo. Foi o gol salvador da classificação do Palmeiras para a segunda fase.

Veja o vídeo e relembre o gol épico.