COI confirma participação de 271 atletas russos no Rio 2016

  • Por EFE
  • 04/08/2016 20h57
  • BlueSky
Agência EFE Thomas Bach COI - Agência EFE

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que 271 atletas russos dos 389 que formavam a lista original de inscritos para disputar os Jogos Olímpicos foram autorizados a competir no Rio de Janeiro.

Todos eles passaram o último filtro de cumprimento das normas antidoping: o exame de um painel constituído pelo COI e formado pelos membros de sua Executiva, que são Juan Antonio Samaranch Jr, da Espanha, Ugur Erdener, da Turquia, e Claudia Bokel, da Alemanha.

O presidente do Comitê Olímpico Russo já tinha antecipado poucas horas antes que o COI havia dado o sinal verde a “270 atletas”.

Em comunicado, o COI disse que a medida foi tomada “com base nas decisões das federações internacionais sobre a admissão de cada atleta individual em seu correspondente esporte”.

As federações levaram em conta, lembrou a nota, “apenas os controles internacionais de toda confiabilidade e as especificidades e regras de cada esporte”.

Depois que o relatório McLaren, encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), acusou no dia 18 de julho a Rússia de doping de Estado, o COI repassou às federações internacionais a responsabilidade de avaliar os atletas russos, e o painel do COI seria o último filtro.

Foram excluídos do Rio 2016 toda a equipe russa de atletismo – exceto a saltadora em distância Daria Klishina, que treina nos Estados Unidos, todo o time de levantamento de peso, 17 remadores, seis ciclistas e cinco canoístas. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.