COI confirma perda da medalha de prata dos EUA no revezamento em Londres-2012

  • Por Agência EFE
  • 20/05/2015 13h26
  • BlueSky
Reprodução Tyson Gay - atleta

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira a desqualificação da equipe americana de revezamento 4×100 nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, após a punição por doping imposta a Tyson Gay, e exigiu também a devolução da medalha de prata conquistada na prova.

A Federação de Atletismo dos Estados Unidos (USATF) invalidou todos os resultados obtidos por Tyson Gay desde 15 de junho de 2012, incluindo os Jogos Olímpicos, seguindo os regulamentos da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Por isso, o COI decidiu pela desclassificação da equipe americana.

Após a decisão, a IAAF terá que modificar agora os resultados de Londres-2012. A medalha de prata passará para Trinidad e Tobago e a de bronze ficará com a França. O ouro foi conquistado pela Jamaica.

A decisão afeta também o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2012. Com a medalha de prata, Trinidad e Tobago sobe da 47ª para a 42ª posição na classificação geral, empatando com Argentina, Sérvia e Eslovênia.

Já a França ganha um posto, pulando para o sétimo lugar, quando considerado o critério do total de medalhas, ultrapassando a Austrália.

Kennith Ryan Bailey, Jeffery Demps, Justin Gatlin, David Petrell Kimmons e Darvis Patton integraram o time americano em Londres ao lado de Tyson Gay, suspenso dois anos após testar positivo por anabolizantes.

A punição, no entanto, foi reduzida pela metade depois de o atleta colaborar com a Agência Antidoping dos EUA (USADA).

Cumprida a sanção, Tyson Gay retornou às pistas no dia 3 de julho de 2014, conquistando sua primeira vitória dias depois nos 100 metros, no Meeting de Montreuil (França), com uma marca de 10s04.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.