COI define a inclusão de novas modalidades nas Olimpíadas de 2020

  • Por Estadão Conteúdo
  • 03/08/2016 17h31
Agência EFE Thomas Bach COI - Agência EFE

Em busca de atrair um público maior e despertar o interesse dos jovens, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira a entrada de novas modalidades as Olímpiadas. Em 2020, surfe, skate e escalada farão parte dos Jogos, além do beisebol/softball e caratê, modalidades populares no Japão, país que irá receber o evento esportivo daqui quatro anos.

Para o presidente do COI, Thomas Bach, trata-se de um pacote histórico, que foi aprovado por unanimidade. A lista foi escolhida a partir de 18 modalidades que competiam por um espaço, incluindo boliche, squash e outras modalidades de artes marciais. “Esses esportes terão um apelo aos jovens”, afirmou Toshiro Muto, diretor técnico dos Jogos de 2020, em Tóquio.

Em estudos internos sobre audiência, o COI constatou que vem perdendo espaço entre os mais jovens. Duas estratégias foram adotadas: investir em plataformas sociais, digital e internet, além de incluir modalidades atraentes ao novo público. Os levantamentos apontaram que os jovens não têm sido a maior audiência em provas nobres, como o atletismo.

Além disso, a média de idade da audiência dos Jogos vem aumentando, de 46,9 anos de idade em Pequim-2008 para 48,2 em Londres-2012. Uma das estratégias foi apostar em canais digitais e, pela primeira vez, o COI em 2016 vai investir mais na internet que na transmissão de TV. Redes como a NBC contrataram alguns dos “astros” da web para comentar e transmitir os esportes, com seguidores acumulados de 120 milhões de pessoas.

Temendo se distanciar dos jovens, a ordem no COI foi a de buscar modalidades essencialmente vista por essa faixa etária. No caso do surfe, a decisão anunciada nesta quarta-feira coloca fim a uma campanha que começou em 1923. Nos anos 90, a Associação Internacional de Surfe passou a buscar apoio, criando federações nacionais e promovendo a ideia da modalidade como esporte olímpico.

A esperança do COI é de que, junto com o surfe, a nova audiência também gere maior receita de televisão e de patrocinadores. A competição de skate também segue a mesma lógica e será disputada em duas ruas e dois parques, com 40 competidores cada. Na modalidade de escalada, as competições também serão destinadas a atrair o novo público.

Mas a adesão de novos esportes também atende outro objetivo do COI: a de adaptar os Jogos ao país que está recebendo o evento. No caso de Tóquio, a escolha foi por dois dos esportes mais populares na cultura japonesa: o caratê e o beisebol, o esporte nacional do Japão – o softball entra como a versão feminina do beisebol.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.