Colômbia cria “resgate” para equipes tradicionais voltarem à primeira divisão
Bogotá, 7 out (EFE).- A Divisão Maior do Futebol Profissional (Dimayor), responsável pela organização do Campeonato Colombiano, anunciou nesta terça-feira que a primeira divisão contará com 20 equipes, duas a mais que neste ano, enquanto a segunda terá apenas 16.
A decisão representa um salva-vidas para clubes tradicionais que deixaram a elite e não conseguiram retornar. América de Cali, Deportes Quindío, Deportivo Pereira, Unión Magdalena, Cúcuta Deportivo, Atlético Bucaramanga, Cortuluá e Real Cartagena serão divididos em dois quadrangulares em janeiro. O campeão de cada grupo terá vaga no Colombiano do ano que vem.
A iniciativa foi aprovada em uma assembleia extraordinária da Dimayor realizada nesta terça na qual 32 das 36 equipes das duas divisões votaram a favor da medida. Nacional de Medellín, Millonarios, Deportivo Cali e Deportes Tolima votaram contra.
O presidente da entidade Ramón Jesurún, explicou que caso alguma dessas equipes consiga o acesso ainda em 2014, sua vaga nos quadrangulares será do melhor classificado da segundona que não estiver nessa lista.
O dirigente disse também que a segunda divisão atual continua com as regras antigas, com um acesso direto e uma repescagem contra o primeiro colocado da elite. A partir do ano que vem, porém, haverá dois acessos e duas quedas diretos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.