Colômbia e Costa do Marfim se enfrentarão por “pé nas oitavas”
Brasília, 18 jun (EFE).- Líderes do grupo C da Copa do Mundo com uma vitória na partida de estreia, Colômbia e Costa do Marfim duelarão para garantir uma vaga nas oitavas de final da competição no confronto desta quinta-feira, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Como Japão e Grécia não pontuaram no primeiro jogo, um dos acessos à proxima fase já poderá ser conquistado caso haja um vencedor. Se a partida terminar empatada, as duas vagas do grupo certamente continuarão abertas.
Para se classificar antecipadamente, as duas seleções precisarão superar uma marca histórica. Colômbia e Costa do Marfim nunca venceram duas vezes em uma mesma edição da Copa do Mundo, o que seria o ideal neste momento. No entanto, os sul-americanos chegaram às oitavas em 1990, na Itália, já os africanos ainda não vivenciaram essa experiência.
A partida será o embate entre dois estilos de jogo diferentes. Enquanto os colombianos valorizam a posse da bola e contam com a habilidade de James Rodríguez no meio, os marfinenses exploram jogadas em velocidade e contam com o faro de gols do artilheiro Drogba.
Técnico da Colômbia, o argentino José Pekerman conta com praticamente todo o elenco para a partida. A única baixa deverá ser o atacante Carlos Bacca, que se recupera de uma lesão na coxa direita sofrida no treino do último domingo. Em contrapartida, a equipe terá o reforço do meia Freddy Guarín, que não enfrentou a Grécia por cumprir suspensão da Fifa em razão de uma expulsão contra o Paraguai, pelas Eliminatórias para o Mundial.
Satisfeito com o desempenho de Zapata na zaga, que não levou gols na estreia, o treinador repetirá a escalação do defesor acompanhado pelo experiente Yepes, que alcançará a marca de 100 jogos pela seleção na partida de quinta-feira.
No meio, os nomes de Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez são intocáveis, a única dúvida que permanecerá até a hora jogo é se Guarín entrará ou não no lugar de Aguillar.
Com a confiança do técnico, Teófilo Gutiérrez continuará no ataque, mas com outro companheiro. Embora Ibarbo tenha sido testado no primeiro jogo, a vaga deve ficar com Jackson Martínez.
A Costa do Marfim terá na partida a chance de fazer história no torneio. Aos poucos, o treinador Sabri Lamouchi tenta dar equilíbrio a uma equipe que se mostra instável tanto ofensiva como defensivamente durante os jogos.
As alterações do técnico francês surtiram efeito na estreia. Após sair atrás no placar, a equipe saiu de jogo vencedora com a virada de 2 a 1. Apesar do êxito, o comandante preferiu optar pela cautela antes da segunda partida.
“Só ganhamos um jogo. Agora têm outro jogo duro pela frente para o qual deverão estar preparados”, disse o técnico, visando o confronto desta quinta.
Poucas mudanças táticas são esperadas para a partida. A principal é a presença do principal jogador do país, o centroavante Didier Drogba, entre os titulares. O jogador começou o jogo contra o Japão no banco de reservas e entrou no lugar de Dié no segundo tempo. Pouco depois, a equipe virou o jogo.
Desta vez, Dié deverá manter a posição no meio-campo e a tendência é que o atacante Bony ceda o lugar para Drogba como referência no ataque.
None
Prováveis escalações:.
Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Sánchez, Guarín, Cuadrado e James Rodríguez; Martínez e Gutiérrez. Técnico: José Pekerman.
Costa do Marfim: Boubacar; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Tioté, Dié e Yaya Touré; Kalou, Gervinho e Drogba. Técnico: Sabri Lamouchi.
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra) auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey e Darren Cann.
Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.