Colômbia vence Costa do Marfim e praticamente garante vaga nas oitavas

  • Por Jovem Pan
  • 19/06/2014 14h56

James Rodriguez comemora primeiro gol da Colômbia

EFE James Rodriguez comemora primeiro gol da Colômbia

Vencedoras na primeira rodada do Grupo C desta Copa do Mundo, Colômbia e Costa do Marfim entraram em campo, nesta quinta-feira, no Estádio Mané Garrincha, em busca de encaminhar vaga nas oitavas de final. Nesta disputa, quem levou a melhor foi a equipe sul-americana, que recebeu grande apoio da torcida e triunfou por 2 a 1, praticamente garantindo lugar no mata-mata.

Após primeiro tempo bastante equilibrado, onde os times não conseguiram criar grandes oportunidades, os gols saíram todos na etapa complementar. O meio-campista James Rodrigúez abriu ao placar, aos 14 minutos, enquanto dez minutos mais tarde Quintero aumentou a vantagem. Aos 27 minutos, o atacante Gervinho descontou, mas não evitou a derrota da equipe africana.

Com este resultado, a seleção sul-americana praticamente assegura presença nas oitavas de final da competição. Detentora do índice de 100% de aproveitamento, a equipe comandada por José Pekerman lidera o Grupo C, com seis pontos. A Costa do Marfim, com três pontos, segue na segunda colocação. Ainda sem pontuar, Japão e Grécia se enfrentam ainda nesta quinta-feira, na Arena das Dunas, para completar a chave.

A Colômbia encerra sua participação na primeira fase desta Copa do Mundo na próxima terça-feira, às 17 horas (de Brasília), quando mede forças com Japão, na Arena Pantanal. No mesmo dia e horário, o time africano duela com a Grécia, na Arena da Baixada.

O jogo: Após a equipe sul-americana não encontrar maiores dificuldades para triunfar por 3 a 0 sobre a Grécia em sua estreia neste mundial, o treinador argentino José Pekerman optou por manter a escalação. Com isto, o centroavante Teófilo Gutierrez mais uma vez foi utilizado como principal referência do setor ofensivo, com o prestigiado Jackson Martínez ficando no banco de reservas.

A Costa do Marfim, por sua vez, novamente não pôde contar com Didier Drogba desde o início da partida. Ainda sofrendo com problemas físicos, o renomado atleta foi relacionado entre os suplentes, assim como diante do Japão, e viu Wilfried Bony ser escalado pelo técnico francês Sabri Lamouchi.

Em jogo equilibrado, as equipes tentavam utilizar a velocidade de seus atletas de frente para oferecer perigo ao adversário. Entretanto, os sistemas defensivos levaram vantagem em boa parte dos confrontos. Na chance mais clara do primeiro tempo, aos 28 minutos, Gutierrez, em posição de impedimento, chutou mal, já dentro da grande área, e desperdiçou.

Apesar da pouca criatividade apresentada pelos jogadores durante os 45 minutos iniciais, os treinadores optaram por não fazer nenhuma alteração no intervalo. No entanto, aos 12 minutos da etapa complementar, Bony foi substituído por Drogba, presente em sua terceira edição consecutiva do torneio.

Em sua primeira participação na partida, o centroavante marfinense foi para sua própria área e interceptou cruzamento, cedendo escanteio ao rival. Na cobrança, quadrado lançou na primeira trave e encontrou o meio-campista James Rodríguez, que cabeceou forte no canto superior direito e abriu o placar no Mané Garrincha.

O gol marcado pelo camisa 10 deu novo ritmo ao jogo, com os times buscando mais o campo de ataque. E, em tentativa de organizar contra-ataque, aos 24 minutos, o volante Serey Die acabou complicando a situação da Costa do Marfim. O atleta errou saída de bola, Rodríguez fez o desarme e lançou Quintero, que avançou e tocou na saída do goleiro Barry. Três minutos mais tarde, Gervinho ainda descontou, mas não evitou o revés da equipe africana.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.