Com 2 brasileiros, Gamba Osaka é campeão japonês no ano de retorno à elite

  • Por Agência EFE
  • 06/12/2014 14h11
EFE Time do Gamba Osaka

O Gamba Osaka contou com vacilo dos principais rivais e garantiu neste sábado o segundo título japonês de sua história, após empate fora de casa com o Tokushima Vortis em 0 a 0, pela 34ª e última rodada da competição.

O time dos brasileiros Lins, ex-Criciúma e Grêmio, e Patric, ex-Vasco e Atlético Goianiense, entrou como líder na rodada, com os mesmos 62 pontos do Urawa Red Diamonds, mas com vantagem no saldo de gols. Além disso, a equipe estava dois pontos na frente do Kashima Antlers.

O Urawa, aliás, chegou a ter a mão na taça por 70 minutos. Jogando em casa com o Nagoya Grampus Eight, o time abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo, com gol do zagueiro Tomoaki Makino. O resultado ia valendo o título, até que aos 27 do segundo tempo, outro zagueiro Yusuke Muta empatou. Aos 44, o atacante Kensuke Nagai definiu a virada por 2 a 1 a favor do Nagoya, acabando com as chances dos anfitriões da partida.

Assim, para o Gamba garantir a taça, restava só o Kashima Antlers, do técnico Toninho Cerezo, não vencer o Sagan Tosu, em casa, por mais de dois gols de diferença. A equipe visitante mostrou atrevimento e venceu por 1 a 0, para alegria do time de Osaka.

Este foi o segundo título nacional do Gamba, que havia levantado a taça em 2005. Além disso, a conquista acontece logo no retorno à primeira divisão, como já havia feito o Kashiwa Reysol em 2011.

A temporada ainda se encerra com o outro time da cidade rebaixado. O Cerezo Osaka, mesmo com o astro uruguaio Diego Forlán, ficou na 17ª e penúltima posição, com 31 pontos. A despedida melancólica da equipe foi com derrota hoje, fora de casa, para o também rebaixado Omiya Ardija por 2 a 0.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.