Com baixo orçamento, abertura dos Jogos Olímpicos contará com “gambiarra”

  • Por Agência Brasil
  • 04/08/2016 14h54
ME/Portal da Copa/Daniel Basil Maracanã

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terá um orçamento menor que as festas que deram início às últimas edições do evento esportivo. Sem divulgar o orçamento, os diretores e produtores da cerimônia informaram nesta quarta-feira que o espetáculo vai apostar em projeções, criatividade e no “espírito da gambiarra” e que será lembrado como uma cerimônia diferente.

“A gente teve muito menos recurso do que qualquer uma das últimas cerimônias. Trabalhamos usando essa força a nossa favor. Temos uma coisa de alta tecnologia, que é a projeção. Para o resto, nos viramos nos 30, mas acho que vamos entregar”, afirmou o diretor criativo, Andrucha Waddington, que teve que recorrer ao centro de comércio popular do Rio de Janeiro.

A também diretora criativa Daniela Thomas explicou que o Maracanã impôs algumas dificuldades à cerimônia, como ter portões de entrada de apenas dois metros, cadeiras próximas ao campo e menos espaço para o “palco”, além da ausência da pista olímpica.

“Tínhamos um orçamento muito abaixo da expectativa em relação a um espetáculo dessa natureza, mas acho que estamos acostumados com esse tipo de questão. O espírito da gambiarra é importante aqui no Brasil”, acrescentou Daniela. “Isso não é uma coisa sacrificante. Não é um ‘coitados de nós’. Gambiarra é maravilha, gambiarra é criação”, completou.

Para superar essas dificuldades, Daniela disse que os criadores buscaram um “repetório analógico”, consultando, inclusive, técnicas usadas em festas da Grécia e Roma clássicas. “Não tinham tecnologia, mas não deixaremos de encantar”, destacou Daniela. Ela afirmou ainda que as atrações musicais se apresentarão sem receber cachê. Estão confirmados Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta e Ludmilla, por exemplo. Conforme a diretora, a ideia é misturar a música consagrada no Brasil com sucessos recentes e populares.

Diretor de cerimônias do Comitê Rio-2016, Leonardo Caetano afirmou que a solução “gambiarra” vai produzir um bom resultado. “Isso não é só statement. Usamos isso no dia a dia, buscando soluções que, no fim, tem efeito espetacular”.

O orçamento da cerimônia de abertura não será divulgado separadamente, segundo o Comitê Rio-2016. Os valores serão disponibilizados em conjunto com o da cerimônia de encerramento e com as cerimônias das Paraolimpíadas. A explicação é que os contratos foram firmados para todas as festas e, por isso, há apenas um orçamento.

A expectativa é que entre três e cinco bilhões de pessoas de todo o mundo assistam à cerimônia, marcada para esta sexta-feira, a partir das 20 horas. O público presente no Maracanã deve ser de aproximadamente 50 mil pessoas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.