Com favoritos fora de cena, Vincenzo Nibali desponta como favorito no Tour
Luis Miguel Pascual.
Besançon (França), 15 jul (EFE).- A atual edição do Tour de France cada vez mais tem o italiano Vincenzo Nibali como favorito, já que diversos atletas de ponta sequer entraram na disputa e outros importantes competidores acabaram abandonando a tradicional prova.
O ciclista da equipe Astana está com quase dois minutos e 30 segundos de vantagem para o segundo colocado, o australiano Richie Porte. Com muita força e regularidade, o italiano entrará agora na segunda parte do Tour, com passagem pelos Alpes e Pirineus, sem mostrar que pretende apenas administrar a vantagem.
“Há muitos rivais que também chegaram com ambição e que são perigosos. Não se deve subestimar ninguém”, garantiu Nibali, que não chegou ao Tour na condição de favorito.
Os rivais admitem a força do líder do Tour, mas garantem que vão tentar tomar a camisa amarela, utilizada pelo ciclista que ocupa a primeira posição. É o caso do espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, que ocupa o terceiro lugar, a dois minutos e 47 segundos do italiano.
“Nibali está muito forte, mas está claro que não é imbatível. Até agora tudo tem dado certo, porque ele se dá bem com a chuva. O calor parece que vai chegar e isso é melhor para mim”, disse o ciclista.
O caminho do atual líder pode ter sido facilitado inicialmente por causa das desistências de fortes candidatos ao título, como o colombiano Nairo Quintana, vice-campeão do ano passado, o britânico Bradley Wiggins e o australiano Cadel Evans.
Ao longo da prova, vários “medalhões” abandonaram, como os britânicos Chris Froome e Mark Cavendish, o espanhol Alberto Contador, o suíço Fabian Cancellara, o luxemburguês Andy Schleck e o tcheco Peter Sagan.
Além de Porte e Valverde, surgem como candidatos ao título integrantes de um grupo de jovens ciclistas franceses, como Romain Bardet, quarto no geral e melhor atleta novato, Tony Gallopin, que chegou a ocupar a liderança geral, e Thibaut Pinot, atleta de montanha.
Hoje, os competidores do Tour de France tiveram o primeiro dia de descanso. Amanhã, a prova será retomada com a 11ª etapa, entre Besançon e Oyonnax, em trecho de 187,5 quilômetros. A chegada acontecerá em 27 de julho, em Paris. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.