Com gol de Borja, Palmeiras vence último teste antes da estreia na Libertadores

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 03/03/2017 23h22
  • BlueSky
SP - PAULISTÃO/RB BRASIL X PALMEIRAS - ESPORTES - O jogador Borja do Palmeiras comemora gol durante partida entre RB Brasil x Palmeiras, válida pelo Campeonato Paulista 2017, no estádio Moisés Lucarelli em Campinas, SP, nesta sexta-feira (03). 03/03/2017 - Foto: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Borja comemora o terceiro gol do Palmeiras na vitória diante do Red Bull

Em seu último jogo antes da estreia na Libertadores da América, o Palmeiras enfrentou o Red Bull Brasil pelo Campeonato Paulista e venceu o adversário por 3 a 1. O resultado desta sexta-feira dá ao atual campeão brasileiro a confiança necessária para embarcar à Argentina e encarar o Atlético Tucumán, na próxima quarta-feira.

O técnico Eduardo Baptista quis fazer do confronto no estádio Moisés Lucarelli um teste para a competição continental. Por isso, ele vai avaliar mais o desempenho e menos o resultado. Ao longo do jogo, o Red Bull mostrou toque de bola e qualidade, criando dificuldades, principalmente quando adiantou a marcação.

O Palmeiras jogou vestido com o uniforme azul no campo encharcado do estádio da Ponte Preta com a formação tática do ano passado. O 4-2-3-1 do técnico Cuca foi escolhido pelo segundo jogo seguido e novamente pareceu dar mais resultados do que o esquema anterior usado em 2017, o 4-1-4-1.

Com dois volantes para ajudar na saída de bola e um trio de armadores, a equipe ganhou presença no campo de ataque e foi bem no primeiro tempo. A maioria das chegadas era pela esquerda, com Keno e Egídio. Do outro lado, Dudu tentava inverter posições com Guerra para confundir a marcação.

Para facilitar o trabalho do time, em busca de testar a formação, o gol saiu cedo. Era sete minutos de jogo quando um chute torto de Dudu caiu nos pés de Willian. O atacante do Palmeiras finalizou e abriu o placar. A vantagem, acompanhada de mais posse de bola, possibilitou a criação de outras chances.

No intervalo o Palmeiras fez duas modificações, com Baptista promovendo as entradas de Michel Bastos e Borja nos respectivos lugares de Guerra e Willian. As mudanças, aliadas ao avanço da marcação do Red Bull, fizeram o time diminuir o ritmo. Por isso, os contra-ataques viraram as principais armas palmeirenses, e não mais a pressão e posse bola.

Foi assim que aos 34 minutos Róger Guedes recebeu passe de Zé Roberto e finalizou na saída do goleiro para abrir 2 a 0. A vitória ficou mais apertada depois de Evandro diminuir, aos 42 minutos da etapa final. O lance acendeu um alerta na defesa, mas o mesmo foi aliviado rapidamente pelo colombiano Miguel Borja, aos 48.

Após brigar sozinho contra a defesa durante o segundo tempo, o atacante foi presenteado com um gol nos acréscimos e a concretização de um resultado importante para o Palmeiras iniciar na próxima semana a caminhada mais aguardada nesta temporada. A Libertadores é a prioridade que levou o time a ser testado até agora no ano.

O resultado deste domingo levou o Palmeiras aos 15 pontos na liderança disparada do Grupo C do Paulistão, oito a mais que o vice-líder Novorizontino, enquanto o Red Bull contabiliza apenas cinco pontos, na terceira posição do Grupo B, continuando assim sob ameaça de rebaixamento à Série A2.

Opinião JP

Para Mauro Beting, comentarista da Jovem Pan, a partida contra o Red Bull teve cara de treino para o Palmeiras, que entrou em campo mais preocupado com o duelo da Libertadores na próxima quarta-feira. “O jogo foi aquilo que esperávamos, um treino de luxo. O Palmeiras marcou no início da partida e depois esperou o Red Bull, que chegou somente nas bolas paradas. No segundo tempo, Eduardo Baptista mudou o time, que demorou para acordar”.

O comentarista acredita que mais importante do que o resultado, a partida em Campinas serviu para dar ritmo de jogo ao atacante Borja. Mauro Beting acredita que o colombiano ainda está longe de ser brilhante, mas mostrou mais uma vez sua qualidade. “Borja entrou bem, não apenas pelo gol marcado, mas pela movimentação. E pela qualidade dos jogadores, o Palmeiras vai jogar mais nos próximos jogos”.

Ouça os gols

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.