Com Lúcio, Palmeiras soma 12 pentacampeões em sua história; relembre

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2014 19h06

Com Lúcio Folhapress Montagem Palmeiras Seleção de 2002

A contratação de Lúcio não marca apenas mais um reforço para o Palmeiras, também destaca uma tendência do clube nos últimos 12 anos: contar com jogadores que estiveram na campanha do pentacampeonato brasileiro em 2002. 

Marcos, Cafu, Roque Júnior, Edmílson, Roberto Carlos, Rivaldo, Júnior, Denílson, Juninho Paulista, Edílson e Luizão estivaram ao lado do defensor na Coreia do Sul e no Japão 12 anos atrás, além do técnico Luiz Felipe Scolari. Parte esteve no elenco durante os anos de ouro da Parmat, enquanto o resto tentou por uma última vez repetir o brilho dos melhores momentos da carreira.

Marcos é de longe o jogador do grupo com mais identificação com o clube. No Palmeiras desde 1992, “São Marcos” talvez seja o maior camisa 1 de toda a história alviverde. Herói da conquista da Libertadores de 1999, o jogador também lutou com as lesões depois do título mundial de 2002, anunciando a aposentadoria em 2012. 

Roberto Carlos, Edílson e Rivaldo fizeram parte de um esquadrão histórico: o Palmeiras bicampeão paulista e brasileiro de 1993 e 1994. Os dois primeiros fizeram parte do primeiro pacote de contratações da multinacional Parmalat para o clube, que amargava quase 17 anos de fila, enquanto Rivaldo saiu do Corinthians para ser o grande personagem do título de 94 da equipe. 

A dupla Júnior e Roque Júnior fez história ao também estar no título da Libertadores. O zagueiro ainda retornou ao time em 2008, mas péssimas atuações durante o Campeonato Brasileiro fizeram ele ser dispensado depois de apenas seis meses. 

Em termos de títulos, Cafu e Luizão podem não se comparar aos companheiros, mas participaram de uma escalação que marcou época. A “Máquina dos 100 gols” não deu chances aos rivais ao vencer os dois turnos do Campeonato Paulista de 1996 com extrema facilidade e muitas goleadas, mas não conseguiu alçar voos mais altos. 

Juninho Paulista foi um dos principais jogadores na campanha do Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2005, ajudando o clube a conseguir a classificação para a Libertadores do ano posterior, mas diversas lesões atrapalharam o atleta no ano seguinte, chegando ao ponto de ser negociado com o Flamengo em 2007. 

Denílson foi peça importante do técnico Vanderlei Luxemburgo durante o ano de 2008. Apesar de ficar na reserva na maior parte do tempo, o atacante sempre entrava em campo no segundo tempo, sendo uma espécie de 12º titular.  mesmo assim, o jogador sofreu com a queda de produção no fim da temporada, sendo dispensando no fim do mesmo ano. 

Edmilson chegou em 2009 para ser o xerifão da zaga e o líder de uma equipe ainda inexperiente. Jogando parte do tempo na defesa e parte como volante, ele alternou altos e baixos na equipe, mas sofreu com as constantes lesões, saindo do Palmeiras no final do ano. 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.