Com brilho de Malcom, Corinthians bate a Portuguesa e garante classificação

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2015 21h23
SÃO PAULO, SP, 24.03.2015: PAULISTA/CORINTHIANS-PORTUGUESA - Gol de Malcom - Partida entre Corinthians x Portuguesa, válida pela 4ª rodada com Campeonato Paulista de Futebol 2015, na Arena Corinthians (Itaquerão), nesta terça-feira (24), em São Paulo. (Foto: Anderson Rodrigues/Frame/Folhapress)Malcom

Em jogo atrasado da quarta rodada do Campeonato Paulista, adiado por conta da pré-Libertadores, o Corinthians recebeu a Portuguesa em sua Arena na noite desta terça-feira (24). Apesar de jogar com um time reserva, o Timão recebeu o apoio de 25 mil torcedores e não teve dificuldades para dominar a partida e vencer por 2 a 0, placar que só não foi mais elástico por conta das grandes defesas de Rafael Santos. O jovem atacante Malcom foi o destaque ao marcar dois gols, um deles um golaço, e decidir o duelo.

Desde os primeiros movimentos da partida, os papeis se inverteram: parecia que o Corinthians jogava com os titulares e a Portuguesa com os reservas. Com entrosamento, o time da casa dominou as ações e ditou o ritmo do jogo, mesmo sem chegar com perigo minutos iniciais. A primeira chance foi aos 16, quando Luciano recebeu cruzamento de Edílson e cabeceou tentando pegar Rafael Santos no contrapé. O goleiro, no entanto, conseguiu fazer boa defesa. Depois, foi a vez de Luciano cruzar para Malcom cabecear para fora no segundo pau.

Na sua segunda chance, porém, Malcom não desperdiçou: Danilo ficou com a bola após saída de jogo errada da Lusa e cruzou para o jovem atacante, que cabeceou de forma certeira para abrir o placar. E Malcom só não fez outro de cabeça porque cabeceou torto após novo cruzamento. Rafael Santos ainda salvou a Portuguesa duas vezes antes do fim do primeiro tempo. Uma delas tirando com o pé desvio de Valdomiro na área para impedir o gol contra, e a segunda em chute de longe de Edílson.

A situação não mudou muito após o intervalo. Rafael Santos seguiu sendo o principal jogador da Portuguesa e fez grande defesa para evitar chute colocado de um Vagner Love sedento por seu primeiro gol pelo alvinegro. O ex-palmeirense ainda tentou finalizar de esquerda na área e só não marcou porque a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.

A noite era mesmo de outro atacante corintiano. Quando a Portuguesa tentava sair mais para o jogo, Malcom arrancou pelo meio e tabelou com Danilo. A defesa tirou para cima e, quando a bola caiu, a revelação corintiana emendou uma batida forte para acertar o ângulo, vencer o goleiro e anotar um golaço. Mesmo com a ampliação da vantagem, o Timão não deixou de atacar. Bruno Henrique limpou a jogada pela direita e finalizou cruzado perto da trave. Danilo subiu e cabeceou no cantinho, onde o goleiro caiu para fazer outra boa defesa.

O final do jogo ainda reservou bons lances. Luciano dominou pela esquerda, cortou para o meio e encheu o pé; a bola explodiu no travessão. A Lusa também criou sua (única) grande chance de gol em cabeceio de Guilherme que Walter salvou por pouco. A resposta foi de Vagner Love: o atacante dominou com um toque na área de forma a girar sobre a marcação e bateu rasteiro para acertar o pé da trave.

Com o triunfo, o Corinthians chegou aos 29 pontos, com oito vitórias e dois empates, e garantiu a classificação para a próxima fase e praticamente assegurou o primeiro lugar no Grupo 2. Já a Portuguesa perdeu a chance de encostar no Botafogo-SP, segundo colocado do Grupo 3, e parou nos 11 pontos. Agora, a Lusa não pode mais alcançar o Palmeiras, que também está matematicamente classificado. Na próxima rodada, o Timão pega o Penapolense na Arena Corinthians na quinta-feira, enquanto a Lusa recebe o São Bernardo no Canindé.