Com salário “gordo”, Prosinecki é anunciado como técnico do Azerbaijão

  • Por Agencia EFE
  • 03/12/2014 13h10

Baku, 3 dez (EFE).- Único jogador a marcar gols por dois países diferentes em Copas do Mundo, Robert Prosinecki foi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico da seleção do Azerbaijão, quinta pior da Europa de acordo com o ranking da Fifa.

A federação da antiga república soviética pagará 1,2 milhão de euros (R$ 3,8 milhões) por ano, para o ex-meia-atacante, que foi auxiliar da seleção croata entre 2006 e 2010, e depois comandou Estrela Vermelha, da Sérvia, entre 2010 e 2012, e Kayserispor, da Turquia, por menos de uma temporada, até o fim do ano passado.

Prosinecki, que foi jogador de Real Madrid e Barcelona, tem 45 anos, e substituirá o alemão Berti Vogts, que pediu demissão em outubro depois de sofrer goleada, justamente, da Croácia, por 6 a 0, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

A contratação de mais um estrangeiro – Carlos Alberto Torres também comandou Azerbaijão -, gerou críticas de dirigentes da federação do país. Kazbek Taayev, que é membro do comitê executivo da entidade e também um dos auxiliares-técnicos da seleção principal, elogiou o novo integrante da comissão técnica.

“Foi um grande jogador, goleador e não um defensor como Vogts. Ele já tem experiência como técnico, é jovem, cheio de desejos e ambições”, afirmou Taayev, em entrevista à Agência Efe.

Prosinecki é considerado um dos maiores jogadores a antiga república iugoslava, e por este país disputou a Copa do Mundo de 1990, marcando gol na partida contra os Emirados Árabes, na fase de grupos.

Oito anos depois, já pela Croácia, fez dois gols na Copa disputada na França, contra Jamaica e Holanda. Ainda participou das Eliminatórias para o Mundial de 2002, em que o país não conseguiu classificação.

Já o Azerbaijão, que ocupa a posição número 135 do ranking da Fifa, atrás de Liechtenstein e Luxemburgo, por exemplo. Na competição qualificatória para a Eurocopa de 2016, a seleção está na sexta e última colocação do grupo H, tendo perdido os quatro jogos que disputou.

O primeiro jogo de Prosinecki no comando da equipe nacional da antiga república soviética deverá ser em 15 de março, contra Malta, em casa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.