Com sete semanas de duração, julgamento de Pistorius é adiado para maio

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2014 10h24
EFE Pistorius alega que disparo em Reeva foi acidental

O julgamento do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius pelo assassinato de sua namorada, Reeva Steenkamp, será adiado de amanhã para 5 de maio, decidiu nesta quarta-feira a juíza Thokozile Masipa no Tribunal Superior de Pretória.

Masipa aceitou a solicitação, assim como a defesa, e que foi apresentada ontem pelo promotor, Gerrie Nel, que pediu o recesso para que membros de sua equipe possam atender outros assuntos profissionais.

-“(O julgamento) não deveria durar tanto”, lembrou Masipa, que explicou que algum dos ajudantes do promotor deve participar de outros casos.

O processo a Pistorius começou em 3 de março e já dura sete semanas, apesar de que estivesse previsto que terminasse em 20 de março.

Segundo o último anúncio do tribunal a respeito, o julgamento deve acabar em 16 de maio.

“Sou consciente de que adiar o caso para 5 de maio não cai bem para todos porque o dia 7 é o dia das eleições. Estamos pressionados pelo tempo”, acrescentou Masipa, em referência às eleições gerais que a África do Sul realizará no mês que vem.

A juíza afirmou também que o adiamento não significará a perda de toda uma semana, já que o recesso vai acontecer durante as férias de Semana Santa.

O especialista legista da defesa, Roger Dixon, deu sequência na sessão de hoje a sua declaração, que começou ontem após terminar seu testemunho o próprio Pistorius.

O desportista confessou ter matado Steenkamp a tiros através da porta do banheiro de sua casa na madrugada do dia de São Valentim do ano passado.

Pistorius, de 27 anos, alega que disparou contra Reeva – que tinha 29 anos – por acidente e vítima do pânico, ao pensar – devido a um barulho que sua namorada teria feito no banheiro – que um ladrão havia entrado na casa.

Por sua vez, o promotor sustenta que o velocista sabia que era Reeva atrás da porta, e que quis matá-la após uma suposta discussão que afirmam ter escutado vários vizinhos chamados a depor pela acusação. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.