Com talento de Neymar e experiência de Felipão, Brasil começa batalha pelo hexa

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2014 07h13
EFE Felipão concede entrevista na Arena Corinthians

A Seleção Brasileira inicia às 17h, diante da Croácia, em Itaquera, a corrida em busca do tão aguardado sexto título mundial de futebol. Fora de campo, o sonho do país é outro: o de provar que pode fazer a melhor Copa de todos os tempos, apesar dos atrasos na infraestrutura.

É também o primeiro passo para exorcizar o fantasma do Mundial de 1950, quando o Brasil foi derrotado na final pelo Uruguai, em pleno Maracanã. E grande parte da confiança da torcida brasileira passa pelos pés de Neymar, a estrela da companhia de Luiz Felipe Scolari, que está muito ansioso.

*Ouça os detalhes no áudio

A dependência pelo futebol do garoto de apenas 22 anos ficou evidente nos amistosos de preparação e muitos questionam se a Seleção teria um plano B. Mas apesar de todos se esforçarem em tirar o peso da responsabilidade pelo título das costas de Neymar, Felipão sabe a importância do seu camisa 10.

A experiência do treinador também conta bastante na busca do hexa: a CBF não titubeou em contratá-lo no processo de renovação  depois de 2010. Campeão invicto da Copa de 2002 , com sete vitórias em sete jogos, ele sabe que uma estreia com o pé direito frente aos croatas será fundamental.

Felipão é apontado como um especialista em mata-mata por  vencer torneios como a Libertadores, a Copa do Brasil, além, é claro, do Mundial no Japão. Até Neymar, que já passou pelas mãos de tantos outros técnicos, não se intimida ao rasgar elogios pelo atual comandante da Seleção.

Após ser pouco contestado nos 23 escolhidos para defender o Brasil na Copa, Felipão tem a certeza que o planejamento também foi o melhor possível. Trabalho que começou lá em fevereiro de 2013, com uma derrota para a Inglaterra e, que, logo mais, marcará o início do ato final rumo ao hexa.

Depois da Croácia, o Brasil enfrentará o México, no dia 17, em Fortaleza, e fechará a primeira fase diante de Camarões, dia 23, em Brasília. E se tudo der certo, se Neymar brilhar e Felipão repetir o sucesso de 2002, o encontro da Seleção com o hexa será no dia 13 de julho, em pleno Maracanã.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.