Com título definido, 3 equipes lutam por vaga na Liga Europa no Português

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 20h45

Lisboa, 21 mai (EFE).- O Benfica conquistou antecipadamente o título no último domingo, mas a última rodada do Campeonato Português ainda reserva emoções na rodada final, com Paços de Ferreira, Belenenses e Nacional lutando por vaga na próxima edição da Liga Europa.

Os Encarnados levantaram o troféu nacional, o segundo consecutivo, ao empatar fora de casa com o Vitória de Guimarães em 0 a 0, graças ao tropeço do Porto, que ficou na igualdade em um gol com o Belenenses.

Os dois times, estão garantidos na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, e se despedem da competição encarando Marítimo e Penafiel, respectivamente. A dupla de gigantes estarão na fase de grupos do torneio, enquanto o Sporting, que visitará o Rio Ave, irá disputar a fase preliminar.

Quinto e sexto colocados, respectivamente, Braga e Vitória de Guimarães já garantiram os dois lugares na Liga Europa. O primeiro precisa de um empate para se garantir na fase de grupos, já que tem 55 pontos, contra 52 do concorrente, que leva vantagem no confronto direto.

Se o time alvinegro vencer a Académica, e os Arsenalistas perderem para o Vitória de Setúbal, o lugar entre os 48 times principais do torneio não estará garantido, isso porque o representante de Portugal que vai aos grupos é o campeão da copa do país, que será definido entre Sporting e Braga.

A terceira e última vaga, aberta pela decisão entre dois times já classificados para competições continentais, será definido neste domingo. O Paços de Ferreira, com 47 pontos e que visitará o Nacional, com 44, tem a vantagem de precisar apenas um empate para confirmar a sexta colocação.

Logo atrás na tabela está o Belenenses, com 45 pontos, que precisará vencer o Gil Vicente, e torcer para que a equipe verde e amarela, imediatamente a sua frente, perca. Ao Nacional, resta vencer o Paços de Ferreira e torcer para que a equipe lisboeta não supere seu compromisso contra vice-lanterna.

O Marítimo também tem 44 pontos, pega o Benfica, fora de casa, mas não tem mais chances de ir à Liga Europa, já que o máximo que conseguiria seria um empate triplo, caso o time da Ilha da Madeira vença o duelo direto com o Paços. Aí, a equipe alvirrubra perderia no confronto entre os três.

Todos os jogos da última rodada do Português serão disputados no domingo, com exceção da despedida do Porto, com o Penafiel, que acontecerá um dia antes.

None

Programação da 34ª rodada do Campeonato Português.

None

Sábado.

Porto – Penafiel.

Domingo.

Estoril – Boavista.

Gil Vicente – Belenenses.

Nacional – Paços de Ferreira.

Arouca – Moreirense.

Benfica – Marítimo.

Rio Ave – Sporting.

Académica – Vitória de Guimarães.

Braga – Vitória de Setúbal. EFE