Com Tolima na memória e sonhando repetir 2012, Timão estreia na Libertadores
São Paulo, 3 fev (EFE).- De volta à Taça Libertadores depois de ter ficado ausente em 2014, o Corinthians terá que disputar pela segunda vez na história a fase preliminar do torneio e tem como primeiro objetivo evitar um novo vexame como o de 2011, em que foi eliminado pelo Tolima, para depois sonhar repetir a campanha do ano seguinte, que terminou com um título inédito.
A trajetória desta vez terá início contra outro colombiano, o Once Caldas, vencedor em 2004, nesta quarta-feira, na primeira partida internacional do Timão em sua nova casa, a Arena Corinthians, construída para a última Copa do Mundo.
A única experiência do time paulista na chamada “pré-Libertadores” foi traumática. Com Ronaldo na equipe e Tite no comando, o Corinthians empatou com o Tolima no Pacaembu e depois perdeu por 2 a 0 na Colômbia. O Fenômeno se aposentou, mas o técnico e boa parte do elenco continuaram no clube para ser campeão no ano seguinte.
Os dois times começaram a temporada no último fim de semana. O Timão derrotou o Marília por 3 a 0 na estreia no Campeonato Paulista, no domingo, com gols de Renato Augusto, Fágner e Paolo Guerrero.
Os desfalques do técnico Tite são o zagueiro Edu Dracena, que chegou do Santos, e o volante Cristian, outro dos reforços para esta temporada. Ambos estão machucados. No meio, Jadson herdou a vaga de Lodeiro, que vinha treinando como titular, mas foi negociado com o Boca Juniors.
Para o Once Caldas, 2015 começou de uma maneira ruim. O time estreou no Campeonato Colombiano com uma derrota em casa para o Independiente Medellín por 2 a 0.
O time se exercitou nesta terça-feira no centro de treinamentos do Palmeiras. Quem ficou de fora da atividade foi o meio-campista argentino Patrício Pérez, que, no entanto, recuperou-se de uma lesão e viajou para São Paulo depois do restante da delegação.
Na equipe dirigida por José Flabio Torres aparece o experiente goleiro Juan Carlos Henao, de 43 anos e agora reserva de José Fernando Cuadrado, goleiro chamado nas últimas convocações do técnico argentino José Pékerman para a seleção da Colômbia.
Henao foi titular na campanha do título de 2004, em que o Once Caldas eliminou o Santos nas quartas de final e o São Paulo nas semifinais antes de bater o Boca na decisão. Depois disso, o excêntrico goleiro teve passagem apagada pelo Peixe.
Corinthians e Once Caldas voltarão a se enfrentar no próximo dia 11, no estádio Palogrande, em Manizales. Quem avançar entrará no grupo 2 da Libertadores, com o detentor do título, o San Lorenzo, além do próprio São Paulo e do Danúbio, do Uruguai.
None
Prováveis escalações:
Corinthians: Cassio; Fágner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson; Émerson Sheik e Guerrero.
Treinador: Tite.
Once Caldas: Cuadrado; Piedrahíta, Pérez, Lopera e Murillo; Valoy, Sierra, Harrison Henao e Balanta; Arango e Penco. Treinador: José Flabio Torres.
Árbitro: Patrício Loustau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Gustavo Rossi e Ivan Núñez.
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.