Com tons distintos, mas mais firme: como estará gramado do Allianz no domingo
Gramado do Allianz Parque recebeu tratamento especial na última semana. Foto é de quinta-feira
Gramado do Allianz Parque recebeu tratamento especial na última semana. Foto é de quinta-feiraAlvo de críticas, o gramado do Allianz Parque promete apresentar melhores condições no próximo domingo, na partida contra o Inter, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O terreno de jogo, tão castigado nos duelos contra Grêmio e Sport, passou por cuidados especiais na última semana e, ao que tudo indica, não vai estar tão ruim como antes. As condições, no entanto, ainda não serão as ideais – de acordo com a WTorre, o estado do gramado, antes nota 5, agora merece uma nota 7.
O campo passou por fertilização e foi submetido a processos de iluminação artificial nesta semana. As partes mais danificadas do gramado foram retiradas. No lugar delas, a administradora do Allianz Parque plantou novas placas de grama, que vieram de um viveiro em São José dos Campos. Assim, a tendência é que o gramado apresente diferentes tonalidades de verde, já que as novas mudas não receberam a mesma irradiação solar das mais antigas.
A estética ficará prejudicada? Sem dúvidas. Mas isso é o que menos importa. Espera-se, afinal, que o gramado esteja mais “firme” do que nos últimos jogos – a promessa é de que a bola role da mesma forma tanto na grama mais escura quanto na grama mais clara.
O repórter Fredy Junior, da Rádio Jovem Pan, visitou o estádio palmeirense na última quinta-feira e conversou com exclusividade com Alexandre Costa, gerente geral do Allianz Parque. O responsável pela gestão da arena admitiu decepção com as recentes condições do gramado, mas explicou que, certamente, ele apresentará melhoras contra o Inter.
“Substituímos algumas partes do gramado que estavam mais machucadas, mais precisamente no círculo central e na pequena área do gol norte. No próximo jogo, vai se notar algumas diferenças de tonalidade entre as gramas, mas o gramado vai estar dentro das condições. Vai estar muito melhor“, prometeu Costa.
“Nós não escondemos a verdade. Não ficamos satisfeitos com a condição do gramado nos jogos do Palmeiras contra Grêmio e Sport. Nós nunca dissemos ao Palmeiras que o gramado estaria nas melhores condições. O que dissemos é que ele apresentava as mínimas condições necessárias para a realização dos jogos”, acrescentou.
Há dois “culpados” pelo péssimo estado do gramado do Allianz Parque nas últimas partidas: o pequeno intervalo de tempo entre a realização de três shows e dois jogos, e o período do ano. A soma destes fatores fez com que tufos de grama se desprendessem com facilidade e prejudicassem o rolar da bola. Quem explica tudo é Alexandre Costa.
“Tem muito a ver com o período em que o gramado ficou coberto para os shows… E, também, com o fato de, atualmente, estarmos em um período de transição da grama de inverno para a grama de verão. É um processo natural, que existe sempre, em qualquer parte do mundo… Ele deixa a grama menos enraizada, mais frágil. Isso acontece“, afirmou.
Ao que tudo indica, porém, o gramado estará mais resistente neste domingo – porque ele não ficou coberto e porque houve a troca das placas que estavam fragilizadas. “Nos testes que fizemos, o gramado está mais sólido, mais enraizado. Mas estamos nesse período de transição, ainda. Depende muito da intensidade do jogo. Acreditamos que o gramado estará muito mais consistente, mas não vamos prometer que não vai se levantar nenhum tufo, porque isso é normal em qualquer campo de futebol. É praticamente impossível que um carrinho não levante nenhum tufo de grama, por exemplo“, afirmou Costa.
O gerente geral do Allianz Parque encarou com naturalidade as críticas que Cuca e alguns jogadores do Palmeiras fizeram ao gramado do estádio nos últimos dias. Ele só não entendeu a declaração do diretor de futebol, Alexandre Mattos, que, depois da partida contra o Sport, disse à imprensa que pediria “mais carinho” à responsável pela administração do terreno de jogo.
“Tenho muito respeito por aquilo que o Cuca e os jogadores falaram do gramado. Pode-se, é claro, dizer que o gramado não está em boas condições. O que não aceitamos é que seja colocada em xeque a dedicação, o profissionalismo e o esforço que é feito para manter o gramado em suas melhores condições“, afirmou Costa.
“Não vou comentar declarações específicas. O que posso dizer é que não entendemos muito bem quando se pede mais carinho ou respeito… Porque entender significaria admitir que estamos faltando com carinho ou com respeito. Temos todo o carinho pelo Allianz Parque e todo o respeito pelo Palmeiras. Não tem nem como responder. Podemos garantir que fazemos de tudo para que o Allianz Parque apresente sempre as melhores condições aos seus frequentadores“, encerrou.
Quando o Palmeiras entrar em campo para enfrentar o Internacional, no próximo domingo, às 17h (de Brasília), treze dias terão se passado desde o último jogo realizado no Allianz Parque. Entre eles, haveria um show: o da cantora americana Mariah Carey, em 1º de novembro. O espetáculo, no entanto, foi cancelado devido a uma discordância entre a artista e os produtores. O gramado do estádio alviverde, portanto, teve tempo de sobra para se recuperar. É esperar para ver como vai se comportar durante a partida entre o principal postulante ao título brasileiro e um dos maiores ameaçados pelo rebaixamento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.