Com tudo pronto, 90ª edição da São Silvestre terá africanos tentando manter hegemonia

  • Por EFE
  • 30/12/2014 15h58

Av. Paulista está preparada para receber mais uma edição da corrida de São Silvestre

Sílvio Luiz/Jovem Pan Av. Paulista está preparada para receber mais uma edição da corrida de São Silvestre

A tradicional Corrida de São Silvestre completa 90 anos nesta quarta-feira (31), com um verdadeiro esquadrão africano que tentará manter hegemonia de três anos no masculino e sete no feminino, incluindo os atuais campeões, os quenianos Edwin Kipsang e Nancy Kipron. A Jovem Pan transmite à partir das 8h45.

A última vez que o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio foi em 2010, com Marílson dos Santos. Entre as mulheres, a última vencedora do país anfitrião foi Lucélia Peres, em 2006. Aliás, no mesmo ano, Franck Caldeira – que está fora da disputa deste ano -, levou a melhor entre os homens.

Cerca de 10 mil participantes cruzarão as principais ruas do centro da cidade de São Paulo. Os kits que cada atleta, profissional ou amador utilizarão, começaram a ser entregues no último sábado. Desde então, a capital paulista começou a ser tomada por corredores de todo o mundo.

Nancy Kipron, aliás, veio com sua equipe e também a família para curtir a virada do ano no Brasil. A atleta garantiu se “sentir em casa” no país, mas afirmou que não pensa em se divertir antes da prova, que considera um grande desafio.

“Venho me preparando e espero correr um pouco amanhã (na terça-feira), pois na quarta-feira teremos uma concorrência muito forte, com ótimos competidores”, disse a queniana à Agência Efe.

Entre as principais rivais de Kipron estão as compatriotas Priscah Jeptoo, campeã da prova em 2011, e Maurine Kipchumba, campeã no ano seguinte, além das brasileiras Sueli Pereira da Silva, sexta colocada no ano passado, e Joziane da Silva Cardoso, campeã da Volta da Pampulha.

Entre os homens, Edwin Kipsang tem concorrência ainda mais pesada, começando pelo etíope Tariku Bekele, campeão da prova em 2011 e medalhista de bronze na prova dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Londres. O atleta chegou ao Brasil garantindo conhecer bem o percurso de “altos e baixos” da São Silvestre.

Também estão na briga os quenianos Mark Korir, Stanley Biwott, Stanley Koech. Estes dois últimos, nesta ordem, são os dois últimos vencedores da Maratona Internacional de São Paulo.

Entre os brasileiros, os destaques são Damião de Souza, que terminou em sétimo na São Silvestre de 2013, e Giovanni dos Santos, tricampeão da Volta da Pampulha.

A largada da 90ª edição da corrida acontecerá às 8h40 (de Brasília), para o pelotão de elite feminino. Vinte minutos depois acontecerá o início da prova masculino, no momento em que os anônimos, de ambos os sexos, iniciam seus trajetos.

No total, serão distribuídos R$ 325 mil em prêmios. O vencedor das provas de elite receberão R$ 70 mil cada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.