Com um a mais, Chile vence o heroico Peru e vai à final da Copa América

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 22h23
EFE Vargas foi o herói do Chile ao marcar os dois gols da vitória da seleção da casa

O Peru, ao chegar à semifinal da Copa América, surpreendeu muita gente. Diante do Chile, o time da casa, nesta segunda-feira (29), a equipe de Guerrero e Ricardo Gareca novamente mostrou uma força inesperada, deu muito trabalho e, mesmo com um a menos, impôs aos chilenos sua partida mais complicada. Quem evitou o desastre foi outro conhecido dos brasileiros: o ex-gremista Vargas marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 que mantém vivo o sonho chileno de conquistar o torneio continental pela primeira vez.

O time peruano começou muito bem a partida: seguro na defesa e perigoso no ataque, o time de Ricardo Gareca, comandado por Guerrero, quase saiu na frente. Aos 9 minutos, o ex-corintiano cruzou para Farfán cabecear e acertar a trave; pouco depois, o atacante rolou para Lobatón disparar um foguete e acertar a rede pelo lado de fora. O panorama, no entanto, mudou drasticamente quando Zambrano, que já havia se envolvido em confusão com Vidal e Sánchez, deixou a sola da chuteira em dividida com Aránguiz e foi expulso.

Com um a mais, o Chile passou a pressionar em busca do gol, mesmo sofrendo com as eventuais investidas de Guerrero e Farfán. A impressão era de que uma hora a bola iria entrar, especialmente depois de Advíncula bloquear finalização de Vargas na área. Isso aconteceu aos 41 minutos, quando Sánchez cruzou da esquerda, Aránguiz fez o corta-luz, e a bola pegou na trave antes de sobrar para Vargas, em posição duvidosa, pegar o rebote e finalizar.

Logo no começo do segundo Vargas recebeu belo lançamento na área e bateu cruzado, de primeira, para vencer Gallese, mas a arbitragem marcou impedimento equivocadamente. Apesar disso, o Peru tomou as rédeas da partida, partindo para o ataque mesmo com um jogador a menos, e fez Bravo trabalhar em cabeçada de Farfán. O que antes parecia improvável aconteceu aos 15 minutos: Guerrero lançou Advíncula, que cruzou fechado para Carrillo; Medel apareceu para tirar e mandou contra a própria meta, deixando tudo igual no placar.

A partida voltava a ser dramática para o Chile, mas por pouco tempo. Três minutos após o gol peruano, Vargas dominou pela direita e, de muito longe, arriscou uma bomba no ângulo direito de Gallese, que nada pode fazer. Golaço do novo artilheiro da na Copa América com quatro gols.

O jogo esfriou com o segundo gol chileno, mas o Peru seguiu lutador, tentando um novo e heroico empate agora com a referência de Pizarro no ataque. A Seleção Chilena, mesmo assustada, passou perto de ampliar em finalizações de Sánchez e Vidal que passaram perto do travessão. Agora, o time de Jorge Sampaoli espera a definição do outro finalista da Copa América: Argentina e Paraguai se enfrentam nesta terça-feira (30).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.