Comissão de Ética da Fifa rejeita recurso de Platini contra suspensão

  • Por Agência EFE
  • 26/10/2015 17h49
EFE Afastado do futebol após punição

A Comissão de Ética da Fifa rejeitou o recurso apresentado por Michel Platini contra sua suspensão de 90 dias de qualquer atividade ligada ao futebol, informou nesta segunda-feira um porta-voz da entidade.

Platini aguarda agora um segundo recurso apresentado à Comissão de Apelação sobre a origem dos motivos que levaram à sua suspensão. Caso este segundo recurso também seja recusado, os advogados do presidente da Uefa devem apresentar uma nova apelação à Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, na Suíça.

O objetivo do francês continua a ser a candidatura às eleições para a presidência da Fifa. A Comissão Eleitoral da entidade afirmou na semana passada que não estudaria a candidatura de Platini enquanto durar a suspensão, que pode ser prolongada por 45 dias suplementares pela Comissão de Ética.

Se não for prolongada, a punição de Platini se encerrará no dia 5 de janeiro, enquanto as eleições serão realizadas em 26 de fevereiro.

O caso se origina na cobrança de dois milhões de francos suíços por Platini em 2011 por trabalhos de consultoria realizados nove anos antes.

Platini argumenta que o pagamento foi feito em função de um contrato verbal com o presidente da Fifa, Josep Blatter, e que não tinha sido cobrado antes por problemas de tesouraria da federação internacional.

A Uefa anunciou nesta segunda-feira que deve apresentar como candidato à presidência da Fifa seu atual secretário-geral, Gianni Infantino, caso a candidatura de Platini não prospere.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.