Comissão do COI aprova novas competições para os Jogos de Inverno

  • Por Agencia EFE
  • 08/06/2015 15h08
  • BlueSky

Madri, 8 jun (EFE).- O programa esportivo dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados na cidade sul-coreana de Pyeongchang em 2018, terá a estreia de seis provas de esqui alpino, snowboarding, curling e patinação de velocidade, conforme aprovou a Comissão Executiva do COI nesta segunda-feira em Lausanne.

Uma competição de esqui alpino por equipes mistas, duplas mistas de curling, uma prova masculina e outra feminina com largada coletiva em patinação de velocidade e duas competições (para homens e mulheres) de salto grande de snowboarding se juntarão ao programa dos Jogos, que em troca perde o slalom paralelo masculino e feminino.

As mudanças foram feitas a pedido das federações internacionais envolvidas e significarão um recorde de provas femininas e mistas em uma edição do evento.

A Comissão Executiva do COI também aprovou uma lista de 35 requisitos que deverão ser cumpridos pelos novos esportes que quiserem ser incorporados aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A capital japonesa fará uma proposta de novas competições em setembro e o Comitê Olímpico Internacional as submeterá a uma votação no ano que vem.

Com a aprovação de diversas mudanças de sede dos Jogos de Tóquio desde o início do ano, a Comissão acredita que será feita uma economia de US$ 1,7 bilhões.

Polo aquático, esgrima, taekwondo, luta greco-romana, rúgbi, vela e badminton são os esportes mais afetados pelas mudanças, que premiam o uso de instalações já existentes.

A reunião, que termina nesta segunda-feira em Lausanne, também certificou a ruptura de relações do COI com a Sportaccord, organização que reunia federações olímpicas e não olímpicas, como consequência da crise gerada por Marius Vizer, presidente da Sportaccord, e suas divergencias com o COI. Vizer renunciou ao cargo na semana passada.

O COI pediu às federações para que se organizem da melhor forma possível e afirmou que manterá uma relação direta com elas, sem prejudicar a ajuda econômica que concedia em pontos como o combate antidoping através da Sportaccord. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.