Comitê de Apelação da Uefa mantém punição à Croácia por símbolo nazista

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 15h59

Redação Central, 18 set (EFE).- O Comitê de Apelação da Uefa confirmou a perda de um ponto imposta à seleção da Croácia por “comportamento racista” e “conduta inadequada” na partida contra a Itália pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016 em junho e ordenou que a equipe dispute os próximos dois jogos de portões fechados.

A Uefa anunciou nesta sexta-feira a decisão de recusar o recurso da Federação Croata (HNS) contra a decisão adotada em 23 de julho pelo Comitê de Controle, Ética e Disciplina após os comportamentos racistas no jogo do grupo H da competição, no dia 12 de junho na cidade de Split.

Além da perda de um ponto, a seleção croata disputará as duas próximas partidas de competições da Uefa em casa com portões fechados e nenhuma delas poderá ser realizada no estádio Poljud, em Split. Com a punição, a Croácia fica dois pontos abaixo da Noruega, na terceira posição do Grupo H.

O Comitê de Apelação da entidade também decidiu manter a multa de 100 mil euros (R$ 443 mil) aplicada à Federação Croata. As decisões dos comitês disciplinares da Uefa puniram o “comportamento racista” e a “conduta inadequada da equipe croata (por cinco cartões ou mais)” na partida contra a Itália, que terminou empatada em 1 a 1.

A atitude racista ocorreu devido ao desenho de uma suástica sobre o gramado em que a partida foi disputada – também com os portões fechados devido a gritos racistas da arquibancada na partida anterior, contra a Noruega.

A Federação da Croácia, depois da partida, pediu desculpas “a todos os espectadores, visitantes da Itália e jogadores de ambas as seleções pelo símbolo nazista no gramado de Poljud”.

A Croácia receberá a Bulgária no dia 10 de outubro e encerrará a fase de grupos no dia 13 do mesmo mês, contra Malta em partida fora de casa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.