Como em 2008, Mano Menezes fica de fora da fase final do Paulistão

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2014 20h09
durante a partida entre Corinthians/SP x Bragantino, realizada esta noite no Estadio do Pacaembu, valida pela 6a. rodada do Campeonato Paulista de 2014. Juiz: Guilherme Ceretta de Lima - Sao Paulo/Brasil - 05/02/2014. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. CorinthiansApesar da derrota

O primeiro campeonato de Mano Menezes em seu retorno ao Corinthians não teve o fim que ele e os torcedores esperavam. Após o empate contra a Penapolense no último domingo (16) por 0 a 0 e a vitória do Ituano sobre o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0, o Timão ficou fora da fase final do Paulistão.

Em 2008, o técnico também não teve sucesso em sua primeira competição oficial no comando do time alvinegro. Mano foi o contratado para reformular a equipe que havia sido rebaixada para a Série B do Brasileirão meses antes e também caiu na primeira fase do estadual. Naquele ano, a fórmula de disputa era de todas as equipes se enfrentarem na primeira fase, onde os quatro melhores colocados se enfrentariam nas semifinais e os quatro últimos rebaixados.

Com uma campanha de nove vitórias, seis empates e quatro derrotas em 19 jogos disputados, os 33 pontos deixaram o Timão apenas na quinta posição, dois atrás da Ponte Preta, o quarto colocado. Neste ano, Mano assumiu o time multicampeão da “Era Tite” e demorou a achar um esquema para colocar a equipe nos eixos. Nas oito primeiras partidas que fez no Paulistão, o Corinthians conquistou apenas uma vitória, com dois empates e cinco derrotas.

Sem a chance de enfrentar os rivais diretos de seu grupo, mais precisamente o Ituano, os alvinegros só torceram para que o clube do interior deixasse pontos pelo caminho. Na penúltima rodada, o sonho da classificação acabou.

Os números provam que o Timão não fez por merecer a sua vaga. Com aproveitamento de 50%, o campeão da última edição conquistou apenas 21 pontos em 14 jogos, contando com a campanha de seis derrotas, três empates e cinco derrotas.

Mano Menezes conseguiu, posteriormente, acertar o Corinthians e garantiu o retorno para a elite do futebol brasileiro,a além da conquista do Paulistão e da Copa do Brasil do ano seguinte. Ele e todos os torcedores alvinegros certamente desejam que isso se repita.