Como em 2008, Mano Menezes fica de fora da fase final do Paulistão
O primeiro campeonato de Mano Menezes em seu retorno ao Corinthians não teve o fim que ele e os torcedores esperavam. Após o empate contra a Penapolense no último domingo (16) por 0 a 0 e a vitória do Ituano sobre o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0, o Timão ficou fora da fase final do Paulistão.
Em 2008, o técnico também não teve sucesso em sua primeira competição oficial no comando do time alvinegro. Mano foi o contratado para reformular a equipe que havia sido rebaixada para a Série B do Brasileirão meses antes e também caiu na primeira fase do estadual. Naquele ano, a fórmula de disputa era de todas as equipes se enfrentarem na primeira fase, onde os quatro melhores colocados se enfrentariam nas semifinais e os quatro últimos rebaixados.
Com uma campanha de nove vitórias, seis empates e quatro derrotas em 19 jogos disputados, os 33 pontos deixaram o Timão apenas na quinta posição, dois atrás da Ponte Preta, o quarto colocado. Neste ano, Mano assumiu o time multicampeão da “Era Tite” e demorou a achar um esquema para colocar a equipe nos eixos. Nas oito primeiras partidas que fez no Paulistão, o Corinthians conquistou apenas uma vitória, com dois empates e cinco derrotas.
Sem a chance de enfrentar os rivais diretos de seu grupo, mais precisamente o Ituano, os alvinegros só torceram para que o clube do interior deixasse pontos pelo caminho. Na penúltima rodada, o sonho da classificação acabou.
Os números provam que o Timão não fez por merecer a sua vaga. Com aproveitamento de 50%, o campeão da última edição conquistou apenas 21 pontos em 14 jogos, contando com a campanha de seis derrotas, três empates e cinco derrotas.
Mano Menezes conseguiu, posteriormente, acertar o Corinthians e garantiu o retorno para a elite do futebol brasileiro,a além da conquista do Paulistão e da Copa do Brasil do ano seguinte. Ele e todos os torcedores alvinegros certamente desejam que isso se repita.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.