Como o Santos pode precisar do Palmeiras para avançar no Paulistão

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2017 16h18
  • BlueSky

Prass e Oliveira são os grandes protagonistas da rivalidade entre Santos e Palmeiras nos últimos anos

Marcos Bezerra / Futura Press / Estadão Conteúdo Prass e Oliveira são os grandes protagonistas da rivalidade entre Santos e Palmeiras nos últimos anos

Protagonizando muita rivalidade nos últimos anos, Santos e Palmeiras fizeram mais um bom clássico neste domingo, que contou com vitória de virada do lado verde após um festival de finalizações e boas defesas. Passado o resultado e as provocações pós-jogo, as atenções do torcedor santista se voltam à reta final do Paulista e, curiosamente, aos próximos jogos do rival.

Terceiro lugar no embolado Grupo D, o Santos precisa vencer seus próximos confrontos. Um tropeço em qualquer um destes três jogos pode ser fatal. São dois jogos fora de casa, contra Santo André e São Bento. Os dois times estão empatados com 10 pontos e lutam tanto para se afastar da zona de rebaixamento quanto para se classificar às quartas. A rodada derradeira é contra o Novorizontino, em casa.

Grupo D
1º Ponte Preta: 15 pontos
2º Mirassol: 14 pontos
3º Santos: 13 pontos
4º Audax: 7 pontos

Porém, de nada adiantarão os bons resultados se Mirassol e Ponte Preta também vencerem os seus respectivos confrontos. A Ponte Preta lidera o grupo com 15 pontos, seguida do Mirassol – que perdeu a chance de voltar ao topo ao perder para o Santo André no último final de semana – com 14 pontos.

Ambos têm pela frente justamente o Palmeiras. O Mirassol visita o Alviverde nesta quarta-feira, enquanto que a Ponte recebe o atual campeão brasileiro na última rodada. Isso aconteceu porque a tabela do Paulista foi formulada de forma que os times enfrentassem um grupo por vez, e calhou que as últimas rodadas do Palmeiras fossem contra os rivais do Grupo D, que no momento se encontra completamente indefinido.

Palmeiras x Mirassol

Quando acabar a partida contra o São Bento nesta quarta (marcada para 19h30), o santista já saberá se Ponte venceu ou não o Santo André (na terça às 15h) e poderá ficar de olho no jogo do Palmeiras, que começa um pouco depois, às 20h30. Caso o Verdão e o Santo André vençam, é possível que o Santos lidere o grupo já nesta rodada.

A torcida alviverde até tem motivos para querer vencer a equipe do noroeste paulista: o último encontro entre os dois times foi o histórico 6 a 2 no Estadual de 2013. Porém, o espírito de “vingança” não comoveu Eduardo Baptista, que já indicou que colocará os reservas para jogar após a sequência de dois clássicos e dois jogos pela Libertadores.

10ª Rodada
Santo André x Ponte Preta
São Bento x Santos
Palmeiras x Mirassol

Palmeiras x Audax

No sábado, o Palmeiras recebe o Audax, que briga para se livrar do rebaixamento um ano após ser vice-campeão paulista. O time de Osasco ocupa a lanterna no Grupo D e na classificação geral do campeonato com apenas sete pontos.

Esse jogo não preocupa tanto o Santos, já que as chances de o time de Fernando Diniz tirar sua vaga são bem remotas. Por outro lado, é interessante ficar de olho nas partidas entre Novorizontino x Mirassol e São Bento x Ponte Preta.

11ª Rodada
Santo André x Santos
Palmeiras x Audax
Novorizontino x Mirassol
São Bento x Ponte Preta

Ponte Preta x Palmeiras

O último desafio do Alviverde nesta fase é a Ponte, que no momento lidera o grupo D. O time de Campinas está com 15 pontos, dois a mais que o Santos, e pode chegar na derradeira rodada com 21, caso vença o Santo André e o São Bento. Além disso, a Macaca tem se mostrado uma pedra no sapato para o Palmeiras. O Verdão venceu apenas dois dos últimos sete jogos com o rival campineiro.

A última rodada terá todos os jogos no mesmo horário – quarta que vem, às 21h45. O Santos estará na Vila enfrentando o Novorizontino, enquanto que o Mirassol jogará contra o São Bento.

12ª Rodada
Ponte Preta x Palmeiras
Santos x Novorizontino
Mirassol x São Bento

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.