Comparado a Telê, Tite revela referência como treinador e ídolo no futebol
Um Paulista, dois Brasileiros, uma Libertadores, uma Recopa e um Mundial. A lista de títulos de Tite no Corinthians já faz com que ele seja colocado ao lado de alguns dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro. Em entrevista exclusiva para o repórter Luís Carlos Quartarollo, o gaúcho foi comparado a Telê Santana, que fez história no São Paulo – mas revelou que sua referência como treinador é um conterrâneo: Ênio Andrade.
“Estamos falando de mestres, Telê Santana… mas quando se fala da escola do Rio Grande do Sul, eu fico feliz ao falar de Ênio Andrade, porque é a escola que eu admiro. Toque, aproximação, qualidade técnica. Ele trouxe para o Rio Grande do Sul esse sentido de qualidade, até porque jogava muito, era meia esquerda”, lembrou Tite.
Ênio Andrade foi tricampeão brasileiro com equipes diferentes: pelo Internacional, em 1979, pelo Grêmio, em 1981, e pelo Coritiba, em 1985. Para Tite, o estilo de jogo implantado pelo treinador gaúcho é a visão ideal que ele tem de futebol.
“Eu concebo futebol, também na sua essência, na qualidade técnica do atleta. E também a capacidade mental, conhecer o jogo, ser inteligente para jogar. O Valdano (ex-atacante argentino e hoje comentarista) fala isso, que o futebol se joga primeiro com a cabeça. São escolas que também procuro seguir. Dá para jogar bonito e vencer, e quando se associa as duas coisas, é a plenitude do futebol”.
Ídolo
Tite também falou sobre quem é seu grande ídolo dentro do futebol: “Zico. Falei para ele, dentro e fora do campo. Craque é aquele que resolve dentro de campo, ídolo é quem tem comportamento exemplar dentro e fora. Por isso, o Zico tem minha admiração”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.