Confira curiosidades e motivos para acompanhar o GP do Azerbaijão

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2017 11h16

Baku será palco da oitava prova da temporada da Fórmula 1

EFE Baku será palco da oitava prova da temporada da Fórmula 1

A cidade de Baku recebe neste fim de semana, pela segunda vez em sua história, o Grande Prêmio do Azerbaijão da Fórmula 1. A pista, que estreou em 2016 sob o nome de “GP da Europa”, promete esquentar a disputa entre Vettel e Hamilton nesta que é oitava prova na temporada de 2017.

Porém, esse não é o único ingrediente que pode atrair os fãs do automobilismo para a frente da TV no próximo domingo, a partir das 10h (de Brasília). A pista em Baku é a mais extensa e com a maior reta da temporada, o que pode reservar momentos de muita velocidade e tentativas de ultrapassagem.

A Jovem Pan preparou algumas curiosidades e motivos para acompanhar o GP do Azerbaijão no próximo domingo. Confira:

Vettel x Hamilton

Essa continua sendo a principal atração da temporada. O alemão chega a Baku com uma vantagem de 12 pontos sobre o inglês, mas qualquer deslize pode ser fatal para o piloto da Ferrari. Em se tratando de Azerbaijão, a vantagem é toda de Vettel, que terminou a prova do ano passado na segunda colocação, enquanto Hamilton ficou fora do pódio, em quinto.

Red Bull

Os carros azuis da RBR não representam uma ameaça ao domínio de Ferrari e Mercedes tanto no Mundial de Piloto,s quanto o de Construtores, entretando eles já desembarcaram em Baku prometendo incomodar. No primeiro treino livre de sexta-feira, Verstappen e Ricciardo registraram os dois melhores tempos. No ano anterior, no entanto, ambos ficaram apenas na sétima e oitava colocação.

Surpreendendo de novo?

Terceira colocaçado na prova de 2016, o mexicano Sergio Pérez quer colocar a Force India novamente no pódio neste fim de semana. Seu melhor resultado até o momento nesta temporada foi a quarta colocação no GP da Espanha. Apesar do retrospecto, o fim de semana começou difícil para Pérez, que bateu seu carro rosa no primeiro treino livre de sexta.

O único vencedor foi campeão

Aos supersticiosos, uma informação animadora: o vencedor do único GP em Baku, Nico Rosberg, foi campeão no final da temporada. Inclusive, Vettel chega ao Azerbaijão com o mesmo número de pontos que Rosberg somou após o fim da prova, 141.

Uma mistura de várias pistas

Circuito de rua assim como Mônaco, retas extensas como em Montreal e a segunda com mais curvas na temporada. Baku traz diversas características que irão por a prova o novo carro da F1 – mais largo e mais veloz. A pista, tão estreita quanto a encontrada no Principado e com uma reta de 2,1km de extensão, será um desafio para os pilotos, que chegarão tranquilamente nos 360 km/h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.