Confusão entre torcedores acaba com uma pessoa morta; metrô é depredado
Torcedores da Mancha Verde, do Palmeiras, e da Gaviões da Fiel, do Corinthians, se enfrentaram na manhã deste domingo (03), na Zona Leste de São Paulo, pouco antes do clássico, marcado para as 16h no Pacaembu.
A confusão aconteceu na estação São Miguel Paulista da CPTM, e deixou um homem morto. Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Gonzaga, a vítima não pertencia a nenhuma das torcidas. “Os torcedores se encontraram na estação São Miguel Paulista e um senhor acabou morrendo, vítima de uma bala perdida. O que sabemos é que esse senhor não estava no confronto”, afirmou. “A bala pode ter partido de uma das organizadas. Três torcedores foram detidos com pedaços de pau.”
Os torcedores presos foram encaminhados ao 63º DP de São Paulo, da Vila Jacuí. A polícia apura agora a relação da morte do homem, que não foi identificado pela polícia, com a briga entre as torcidas.
O tenente-coronel da PM ainda confirmou outros embates que ocorreram na capital paulista antes do jogo. “Já houve outros (confrontos) na cidade. Sabemos de um em Guarulhos e outro na estação Brás do Metrô, onde ocorreu uma destruição razoável de patrimônio público. Todos aconteceram pela manhã e acreditamos que tenham ocorrido ao acaso, sem ter sido algo premeditado.”
Em entrevista à Jovem Pan, o Capitão Arcanjo, da PM, disse perceber nas últimas semanas um “acirramento” entre as torcidas por causa da recente agressão a diretores da Gaviões da Fiel.
Ele ressalta, no entanto, que brigas como a que se deu em São Miguel Paulista “parecem algo mais casual”, quando um grupo de torcedores que se reúnem para irem ao estádio encontra eventualmente pessoas com a camisa de adversários. Geralmente as lideranças das organizadas não estão envolvidas, destaca.
“Fatos como esses nos faz tomar mais cautela, aumentar a atenção e o monitoramento, principalmente de grupos que não estão nessa escolta”, ressaltou Arcanjo. As organizadas do Palmeiras serão escoltadas ao Pacaembu desde a Barra Funda, perto do Allianz Parque. Há esquema de proteção a organizadas corintianas que irão ao estádio (em menor número) também.
*Atualizado às 15h45 com informações da Agência Estado
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.