Conheça as torcidas organizadas brasileiras de Real Madrid e Barcelona
Barcelona terá a chance de vingar derrota na final de 2011
Real Madrid e Barcelona fazem final da Copa do Rey em abrilReal Madrid e Barcelona são equipes que ultrapassam fronteiras e arrastam seguidores no mundo inteiro. No Brasil, claro, não é diferente. E com a proximidade do clássico, que será disputado neste domingo, às 17h (de Brasília), duas torcidas organizadas dos maiores clubes da Espanha estão se preparando, em São Paulo, para acompanharem o duelo.
Alessandra Brandão, presidente da torcida Unidos Por El Real Madrid, que está entrando em atividade agora, e Ferran Royo, presidente da torcida organizada Penya Barcelonista de São Paulo, falaram com Bruno Vicari, da Rádio Jovem Pan, sobre a paixão em relação aos times e projetaram o clássico.
Líder da organizada madridista no Brasil, Alessandra Brandão falou sobre o início das atividades do grupo.
“Com certeza, a gente vai inaugurar as nossas atividades aqui em São Paulo. Em breve em todo o Brasil. E com certeza não teria data melhor dando um banho naquele Barcelona”, disse, de forma bem humorada. “A gente acredita que no domingo teremos a efetivação de 15 a 17 torcedores. Agora que estamos com página no Facebook, o nosso evento, neste momento, já tem 93 torcedores efetivados e tudo isso acontecendo apenas pelo Facebook. Agora que a gente vai ter o kit, o evento está tendo muito interesse de fora de São Paulo. Mais rápido do que o planejado vamos ter que correr atrás de parceiros de fora, achar restaurante espanhol no Rio de Janeiro, em Brasília, em Minas Gerais e tentar expandir o quanto antes”, frisou.
A presidente da Unidos Por El Real Madrid também explicou as vantagens que os membros da organizada têm: “quando o torcedor se torna membro do Unidos, ele recebe uma carteirinha e um kit exclusivo. Com essa carteirinha, ele consegue ter acesso a diversos descontos e vantagens nos nossos parceiros. A gente tenta ter como parceiro aquelas empresas que vão ter vantagem na cultura espanhola, então tem restaurantes, aulas de espanhol, uma livraria espanhola”.
Como Alessandra Brandão destaca, a torcida tem ligação direto com o clube merengue e, inclusive, mantém relação com a agremiação.
“O Real Madrid chama essas torcidas de Peñas, elas se espalham pelo mundo. Acredito que tenham 109 fora da Espanha. A gente tem estatuto, tem ata, tem diretoria oficial e contato direto com eles”, observou.
Quem também falou sobre torcida organizada foi Ferran Royo, presidente da Penya Barcelonista de São Paulo. O chefe do grupo que apoia o Barça se lembrou do último clássico contra o Real Madrid.
“No último jogo, que foi Barcelona e Real Madrid, tivemos mais de 500 pessoas, mais de 500 torcedores acompanhando. Assistimos esse jogo na Vila Madalena. E todo mundo é bem vindo, mas possivelmente o lugar vai estar totalmente lotado. É um clima fantástico”, recordou.
Em relação ao clássico deste final de semana, Royo se mostrou bastante animado com as perspectivas do Barcelona.
“Estamos todos confiantes. Confiamos que temos ainda o melhor jogador do mundo jogando pelo Barcelona e este é Lionel Messi. Se ele estiver em um dia inspirado, em um dia normal, nós podemos ganhar esse jogo”, opinou.
Para o presidente da Penya Barcelonista, se Messi e Cristiano Ronaldo estiverem inspirados, quem vai decidir o vencedor são os outros jogadores.
“Aí vai ser uma questão de sorte. De os companheiros também estarem também em um dia inspirado. Que Benzema tenha um bom dia, que Bale tenha um bom dia, mas eu acho que vai ser um jogo muito equilibrado”, projetou. “O pessoal pensa que o Real Madrid está disparado, que está tudo definido. Eu acho que não. O Barcelona é um time que ganhou tudo nos últimos anos, que se acomodou e perdeu um pouco dessa vontade, essa fome de ganhar títulos. A torcida do Barcelona caiu pesado nos jogadores, acho que eles estão um pouco envergonhados desta complacência nos últimos jogos. Estávamos sete, oito jogos à frente do Real Madrid e deixamos eles passarem. É triste. Os jogadores do Barcelona foram os piores inimigos deles mesmos”, completou Ferran Royo.
Falando sobre astros do clássico, Alessandra Brandão não escondeu sua idolatria por Cristiano Ronaldo e inclusive falou para quem vai torcer na Copa do Mundo por causa do gajo.
“Ele (C. Ronaldo), para mim, é um monstro da atualidade. Com certeza eu vou torcer para Portugal”, garantiu.
Por fim, tando Alessandra Brandão quanto Ferran Royo falaram sobre Neymar e, apesar da rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, ambos elogiaram o ex-jogador do Santos.
“Gosto muito do Neymar, inclusive quando ele jogava aqui no Santos. Ele tem um talento natural. Infelizmente ele foi para o Barcelona. Acho que ele tem tudo para jogar bem lá, ainda mais que o Messi deu uma caída, mas ele tem muito o que aprender e está no time errado”, disse Alessandra, deixando transparecer seu desgosto pela escolha de Neymar.
Já Royo ressaltou que gosta muito de Neymar, mas reconheceu que os concorrentes vivem melhor momento do que ele.
“Neymar depois das férias de Natal, ele voltou um pouco perdido. Ele começou bem o campeonato, mas não sei o que aconteceu. Voltou com falta de concentração, depois de machucou, aí fica um pouco perdido. Nós adoramos o Neymar, é um grandíssimo jogador, tem um grandíssima técnica, vai dar muitos dias de glória ao Barcelona, mas nestes momentos, tanto Pedro quanto Alexis (Sánchez) estão jogando melhor”, finalizou.
O clássico entre Real Madrid e Barcelona será realizado neste domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.